Serra Tico Tico à bateria ou à fio, qual é a melhor?

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Como usar corretamente a Serra Tico-Tico? Será que a Tico-Tico à bateria é melhor do que a que tem cabo? Várias pessoas têm dúvidas sobre essa ferramenta, e neste artigo o Mundo da Elétrica vai te dar dicas incríveis sobre a Serra Tico-Tico, mostrando as vantagens e desvantagens de cada tipo. Então, vamos lá pessoal!

O que é Serra Tico-Tico?

Caso você não saiba, a Serra Tico-Tico é mais uma excelente ferramenta para eletricista, sendo utilizada para cortes variados! A ferramenta pode ter uma vida útil maior, mas para isso é preciso escolher as lâminas certas, cortar corretamente e observar vários outros detalhes, que já ensinamos no artigo como usar Serra Tico-Tico.

Agora que já sabe o que é a Serra Tico-Tico, vamos te ajudar a escolher o tipo que mais se encaixa no seu perfil de trabalho.

Serra tico tico à bateria é melhor que serra tico-tico com cabo?

Qual o melhor tipo de Serra Tico Tico

Seja por hobby ou profissionalmente, a Serra Tico-Tico é uma das ferramentas favoritas da galera que gosta de trabalhar com madeira! Mas não se engane, porque além da madeira, essa serra também pode cortar:

O trabalho bem feito depende do modelo da lâmina, da potência de corte da máquina e é claro, do manuseio correto ao usar a ferramenta. Com tantas opções no mercado, quem quer comprar uma Tico-Tico acaba ficando com muitas dúvidas, e vamos te ajudar a respondê-las.

Tico-tico à bateria ou com cabo?

Bom, na imagem abaixo dá para ver o corpo dos dois tipos de Tico-Tico, que por sinal são bem parecidos. Observe que temos as informações técnicas da tensão, potência e até algumas instruções extras na lateral das serras.

Ferramenta de corte, mais uma ótima ferramenta para eletricista

Detalhes técnicos da Serra Tico Tico à bateria e com cabo.

Ambas possuem uma proteção frontal em acrílico e também contam com um sistema de engate rápido, que dá muita praticidade na hora de trocar as lâminas. Elas também possuem um ajuste pendular, que é a peça que ajusta a força que a máquina vai fazer impulsionando a lâmina.

Por fim, as duas possuem ajustes do ângulo de corte, permitindo cortes em vários ângulos como por exemplo, 15°, 30° e 45°. Sendo assim, você deve estar se perguntando quais são as diferenças então! Basicamente é a parte interna e de alimentação que diferencia esses dois tipos de Serra Tico-Tico.

Como uma trabalha continuamente conectada à tomada, ela é alimentada por tensão alternada. Enquanto isso, a outra possui uma bateria que é uma fonte de alimentação móvel, sendo alimentada com tensão contínua.

Trouxemos os principais pontos comparativos que deve observar antes de comprar a sua ferramenta de corte, assim como você pode ver na imagem a seguir.

Ferramenta de corte, mais uma ótima ferramenta para eletricista

Pontos de comparação entre a Serra Tico Tico à bateria e com cabo!

Serra Tico-Tico: Custos

Os motores usados nas ferramentas à bateria geralmente são específicos para a corrente contínua. Isso aumenta o preço e os tornam mais caros do que os motores usados nas Tico-Tico com cabo! Além disso, algumas peças de reposição dessas serras à bateria são mais escassas.

Tudo isso serve para encarecer mais ainda a ferramenta, fora o preço para fazer uma manutenção! Podemos ver então que se tratando de valores, a Serra Tico-Tico com cabo ganha o ponto por ser mais barata.

Serra Tico-Tico: Praticidade

Você provavelmente já precisou usar alguma ferramenta em um local que não tinha nenhum ponto de tomada por perto, por exemplo, em um telhado. Nestes casos a alternativa mais usada sempre é o uso de extensão, mas ela causa certos riscos ao colocar mais um elemento no circuito.

É importante frisar que as extensões devem ser evitadas, mas elas não são contra a norma! Para usar uma extensão elétrica com segurança, você precisa escolher uma que esteja corretamente dimensionada, usando os plugues e tomadas corretos.

Até aqui show! Mas e em locais onde nem com extensão vai resolver como em zonas rurais? Bom, neste caso a única alternativa é usar as ferramentas que têm bateria e além disso, também precisamos citar os casos em que ocorrem quedas de energia.

Nesta situação citada, o trabalho que usa a Tico-Tico com cabo iria parar até a energia voltar, o que não é o caso da serra que usa bateria, porque ela aguentaria continuar por um certo tempo.

Até em condições normais a praticidade da Serra à bateria é melhor, ou você vai dizer que prefere ficar se embolando com o cabo da ferramenta? Por tudo isso que citamos, podemos dar o ponto da praticidade para a Serra Tico-Tico à bateria.

Serra Tico-Tico: Transporte

Quando falamos sobre o transporte das ferramentas para eletricista, ganha aquela que for mais leve e compacta. Mas quando as duas serras são do mesmo tamanho, qual escolher?

Como citamos ao longo do artigo, para conectar a serra com cabo, em muitos casos você provavelmente vai precisar de uma extensão. Portanto, você sempre deve ter a extensão contigo, pois nunca saberá quando vai precisar usá-la!

Então, além do volume dos cabos da ferramenta, você também vai adicionar o volume da extensão. Por outro lado, a Tico-Tico à bateria também precisa de volume extra, uma vez que vai ter que levar o carregador e as baterias reservas, caso tenha essa alternativa.

Observando atentamente os dois casos, consideramos que neste ponto seja um empate, porque para os dois tipos você tem que levar algo a mais.

Serra Tico-Tico: Autonomia de uso

A principal vantagem das ferramentas que usam bateria é não precisar ficar conectadas na tomada para funcionar, mas isso também pode ser uma desvantagem! Como é de se imaginar, elas não podem ser usadas por tempo indeterminado, justamente porque a bateria descarrega.

Sabemos que existem baterias reservas, mas mesmo assim o tempo de autonomia delas vai ser limitado, ou seja, vai chegar uma hora que elas vão acabar. Analisando por este lado, se precisar usar uma Serra Tico-Tico por um período muito grande, a ferramenta com cabo é a que vai me servir melhor!

Serra tico tico à bateria é melhor que serra tico tico com cabo?

Resultado do comparativo entre a Serra Tico Tico à bateria e com cabo!

Pessoal, essa análise que fizemos foi apenas para mostrar pontos importantes que devem ser levados em consideração. A escolha da Serra Tico-Tico adequada deve ser feita de acordo com cada caso, e tudo depende do tipo de uso que a ferramenta terá. Portanto, cabe a você decidir!

E aí, agora com todas essas informações, você já sabe qual compraria? Aqui embaixo eu vou deixar um link para você aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta de corte, onde vai aprender alguns macetes para ajudar a realizar o trabalho mais rápido e eficaz!

Para continuar aprendendo sobre tudo que envolve o Mundo da Elétrica, te convido para continuar em nosso site, pois tem muito artigo de qualidade disponível gratuitamente.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário