Você já utilizou uma chave catraca? Se tem uma chave que muda o jeito de trabalhar é a chave catraca, facilita demais o trabalho. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como funciona e como utilizar uma chave catraca sextavada.

Chave catraca sextavada

A chave com sistema de catraca é uma das ferramentas que mais facilita a vida do profissional. No mercado existem diversos modelos de chave catraca como por exemplo, sextavada, fenda, phillip, allen etc.

Mas o modelo mais utilizado é a chave catraca sextavada. A chave catraca sextavada é utilizada para parafusos com cabeça sextavada e o seu sistema mecânico permite que a chave gire apenas para um lado, facilitando demais o uso para aperto ou desaperto de parafusos sextavados.

Quando utilizamos uma chave sextavada comum, na hora de apertar ou desapertar é necessário ficar tirando e colocando a chave para acertar a posição de aperto. Já com a chave catraca isso não é necessário.

Vamos mostrar dois tipos de chaves catraca, a primeira é a chave catraca padrão, com o corpo em aço cromo vanádio, acabamento cromado, cabo com revestimento especial, catraca reversível, sistema de quick release e 45 dentes. Onde é possível trocar os cachimbos para tamanhos diferentes de cabeças de parafusos.

Tamanhos diferentes de cabeças de parafusos.

Chave catraca padrão, aonde é possível trocar os cachimbos.

E a segunda chave sextavada é um kit de chaves sextavadas que todas chaves são de catraca e não tem a troca do cachimbo. Lembra muito uma chave sextavada comum, porém com catraca, sendo assim mais simples.

Lembra muito uma chave sextavada comum, porém com catraca, sendo assim mais simples.

Kit de chaves sextavada de catraca.

Como funciona o sistema de catraca?

Em ambos os tipos de chave catraca existe uma chave ou trava, que ao trocar a posição da trava a catraca muda sua função para apertar ou desapertar o parafuso.

Na chave catraca padrão de cachimbo basta girar a chave na parte superior escrito aperte, para travar a catraca para um lado ou para o outro.

Basta girar a chave na parte superior escrito aperte.

Sistema da chave catraca que muda a rotação da chave.

Já no kit de chaves sextavada com catraca, basta empurrar a trava para cima ou para baixo, assim travando a catraca para um lado ou para o outro.

Assim travando a catraca para um lado ou para o outro.

Mudança de rotação empurrando a trava para cima ou para baixo.

O sistema de catraca é mais simples do que parece, consiste uma engrenagem que roda para os dois sentidos e uma trava que impede a engrenagem de gira dependendo da posição que a trava se encontra, observe na imagem abaixo.

Engrenagem de gira dependendo da posição que a trava se encontra.

Sistema da catraca com engrenagem e trava.

Este sistema que trava o giro para um lado, mas permite girar para o outro é o grande diferencial das chaves catraca.

Para realizar a troca dos cachimbos da chave catraca padrão, basta apertar o botão na parte superior da chave e retira o cachimbo. Existe uma esfera na parte de baixo que impede que o cachimbo entre ou saia e quando aperta o botão a esfera permite a retirada e o encaixe do cachimbo.

Existe uma esfera na parte de baixo que impede que o cachimbo entre ou saia.

Como realizar a troca de cachimbos da chave catraca.

Esta característica em inglês é chamada por “quick release”, que significa solta rápido, é muito importante quando se quer realizar a troca do soquete utilizando apenas uma mão.

Chave catraca pneumática

Outro tipo de chave catraca são as pneumáticas, as ferramentas pneumáticas funcionam por meio de ar comprimido, gerado por compressores que captam o ar do ambiente de forma mecânica e aumentam sua pressão, assim transformando o ar em energia.

A utilização das ferramentas pneumáticas são mais frequentes nas indústrias, mas também podem ser usadas em trabalhos manuais simples. As ferramentas pneumáticas são utilizadas para substituir a força humana em casos onde é necessário repetição contínua de movimento.

Funcionam por meio de ar comprimido.

Chave catraca pneumática.

Diminuir o tempo para realizar alguma tarefa é sempre importante e as chaves com sistema de catraca são ótimos investimento para economizar tempo. Outra ferramenta que também ajuda economizar tempo é o alicate decapador. No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, mostramos como funciona o alicate decapador.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)