Você alguma vez já ficou curioso para saber mais sobre controle remoto de portão eletrônico? Se sim, nesse artigo do Mundo da Elétrica nós vamos te dar 3 dicas sobre controle remoto de portão eletrônico e como codificar ele. Então, vamos lá pessoal

Um tema muito famoso aqui no Mundo da Elétrica é a codificação de controles para portão eletrônico, inclusive nós temos vídeos incríveis no nosso canal sobre esse tema, se você ainda não viu, vale a pena assistir! Nesses vídeos nós recebemos diversas dúvidas, e para ajudar separamos 3 delas para serem respondidas neste artigo.

Dois Portões com um Controle?

A primeira pergunta foi de um dos nossos seguidores no canal, que perguntou: “Meu amigo! Posso codificar um só controle para dois portões?”

Para responder esta pergunta, é preciso entender como um controle remoto para portão funciona.

Controle Remoto para Portão: Como funciona?

Um controle remoto possui um transmissor de rádio, quando você aperta o botão do controle, ele emite um sinal de rádio que transporta um código. Existem vários tipos de códigos e tipos de tecnologias de controles que o rádio pode transportar.

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Funcionamento do Controle Remoto para Portão!

A placa é um receptor e caso ela esteja codificada para aquele controle, a onda de rádio que está transportando o código é recebida e a placa faz a verificação do código. Se tudo estiver correto, ela envia um pulso para um relé, que abre o portão.

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Funcionamento da Placa Receptora!

Se você tiver duas placas de portões com a mesma tecnologia, e configuradas para o mesmo controle, este controle pode sim abrir os dois portões!

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Controle Remoto para duas Placas com a mesma Tecnologia.

Porém, tem um ponto importante para prestar atenção! Se os dois portões forem próximos, estes controles podem causar interferências e não funcionar. No pior caso, os dois portões podem abrir ao mesmo tempo.

Existem modelos de controles remoto que podem alcançar até 100 metros. Então, respondendo a primeira pergunta, é possível sim configurar dois portões para o mesmo controle!

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Veja alguns modelos do Controle Remoto para Portão!

Um Controle desconfigura o outro?

Desta vez a pergunta foi de uma seguidora, que nos mandou a seguinte mensagem: “Oi, bom dia. Preciso configurar o meu controle, porém, quero saber se isso desconfigura os outros controles que estão configurados?”

Como foi dito anteriormente, existem várias tecnologias diferentes, porém, as placas mais novas conseguem aprender o código de um controle sem desconfigurar os outros. Nesse caso é muito importante ler o manual da placa e ver o processo de codificação dela.

A maior parte das placas atuais têm um botão para a configuração do controle, onde primeiro é necessário apertar o botão da placa e em seguida apertar o botão do controle, deixando o controle já no estado codificado.

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Configuração do Controle Remoto para Portão!

Esse botão tem vários nomes e siglas na placa de acordo com o fabricante como por exemplo, learn, aprender, gravar, codificar, programar e outros.

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Nomes e Siglas do Botão de configuração do Controle.

Como não dá para explicar cada tipo de modelo, coloque as dicas que nós passamos neste artigo em prática e, principalmente, leia muito bem o manual de instruções!

A placa salva frequências diferentes?

Na terceira e última pergunta, o nosso seguidor quis saber: “Se cada controle estiver com uma frequência diferente, a placa vai salvar cada frequência?”

A placa e o controle têm que ter a mesma frequência para funcionar. O que pode ser diferente em cada controle é o código, mas a frequência que transporta esse código deve ser a mesma para o controle e para a placa!

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Controle e Placa com a mesma Frequência de 433 MHz!

433 MHz é a frequência mais comum dos controles, mas existem controles e placas com a frequência de 292 MHz, além de outras não tão comuns. A informação da frequência está escrita no manual, na placa e no controle.

Tire as suas dúvidas sobre codificação de controle para portão!

Veja a Frequência no manual da Placa!

Você já sabia dessas informações? Quer descobrir outra curiosidade sobre código? Então, veja este vídeo do canal Mundo da Elétrica e descubra como o código de barras é decodificado!

Sobre qual tema você quer ver um artigo aqui no site? Deixe nos comentários as suas dúvida e sugestões, não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais e continuar acompanhando o nosso site!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)