Você saberia instalar um sistema de som de embutir? Um sistema de som ambiente não é nenhuma novidade hoje em dia, mas um sistema de som de embutir, com fixação modular e com conexão bluetooth é sim! Neste artigo do Mundo da Elétrica nós vamos mostrar como é prático instalar um sistema de som de embutir como conexão bluetooth e modular. Então, vamos lá pessoa!

Elementos do Sistema

Quando falamos da facilidade de instalação deste sistema de som é porque ele só tem quatro elementos! A fonte de tensão, o módulo de som, os alto-falantes e o cabo polarizado, que é usado para ligar os alto-falantes ao módulo. Estes são os componentes que formam este sistema de som potente.

Como Instalar Sistema de Som Bluetooth?

Elementos que compõem o Sistema de Som Bluetooth!

A fonte de tensão é uma fonte própria do sistema de som. Ela transforma a tensão de 127V ou 220V em uma tensão de 15V de corrente contínua, que é a ideal para alimentar o módulo. Como falamos, esta fonte é bivolt, ou seja, você não precisa se preocupar se a tensão de alimentação é de 110V ou de 220V.

O módulo tem os bornes de entrada de alimentação e saída dos cabos de som. É importante observar que como se trata de tensão contínua, o módulo tem polaridade tanto para os cabos de entrada, quanto para os cabos de saída de áudio.

Para a ligar os alto-falantes no módulo, devem ser usados os cabos disponibilizados no kit ou similares. Você jamais deve usar cabos de eletricidade, pois caso não saiba, estes cabos popularmente chamados de polarizados são os cabos próprios para som.

Os alto-falantes têm uma potência de 2,5W e fazem um som bem legal. A fonte de tensão deve ser instalada separada do módulo, para que não haja nenhum tipo de interferência!

Para a nossa instalação utilizamos uma caixa 4×4 para embutir a fonte, e na segunda caixa de passagem nós instalamos o módulo.

Como Instalar Sistema de Som Bluetooth?

Separação das Caixas de Passagem para a Fonte e para o Módulo!

Alguns alto-falantes têm alça de fixação para serem embutidos em forro de gesso, pvc, madeira, etc. Nesses alto-falantes, a forma de instalar é idêntica à de um spot de iluminação.

Como Instalar?

A ligação é mesmo muito simples! Primeiro, ligue os cabos da fase e do neutro na entrada da fonte. Feito isso ligue os dois cabos para a alimentação do módulo na saída, sempre observando a polaridade.

O próximo passo é a ligação dos cabos do alto-falante, que também são cabos polarizados. Para isso, vamos ligar o cabo positivo e o negativo em ambos os alto-falantes (direita e esquerda).

A ligação está pronta! É possível ver que na lateral do módulo existem jumpers de configuração para som mono ou estéreo, e também para a intensidade do volume dos alto falantes.

Como Instalar Sistema de Som Bluetooth?

Jumpers De Configuração do Módulo.

Na parte frontal do módulo, há um botão para a ativação do bluetooth e um plug p2 fêmea, que pode ser usado para ligar um aparelho de som via cabo.

Como Instalar Sistema de Som Bluetooth?

Parte frontal com plug p2 e botão de ativação do bluetooth.

Quando pressionamos o botão do bluetooth por 4 segundos, o LED azul começa a piscar indicando que ele foi ativado. Portanto, agora já podemos conectá-lo ao dispositivo desejado.

Após conectar o aparelho ao sistema de som, todos os áudios reproduzidos no dispositivo serão transmitidos para os alto falantes. Gostou de aprender como instalar esse sistema de som? É bem legal essas novidades do mercado!

Quer descobrir mais sobre a elétrica por trás do som? Então assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, que vai te mostrar os circuitos elétricos para guitarras e baixos! Provavelmente você não conhecia isso, então já deixa o gostei pela descoberta e se inscreva no canal!

Você achou esta instalação fácil ou difícil? Compartilhe este artigo junto com a sua resposta! Ficou alguma dúvida? Comente aqui e iremos te responder ou escrever um artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)