Atualmente o carregador de celular é quase que um amigo inseparável das pessoas! Sabemos que todos os equipamentos vão estragando com o tempo de uso, ou seja, quanto mais usamos, maiores são as chances de estragar e também chega mais rapidamente o momento de trocar por causa do fim da vida útil mesmo.

O grande problema as vezes acontece quando vamos pegar um novo carregador, seja ele carregador de iphone ou qualquer outro aparelho celular. Infelizmente as pessoas estão optando pelo carregador de bateria mais barato, o famoso carregador pirata.

Com este aumento no uso de carregador pirata, houve um aumento nos acidentes elétricos com celular. Exatamente por isso que o Mundo da Elétrica trouxe este artigo, visando explicar todos os detalhes do carregador de celular original e pirata. Então, vamos lá pessoal!

Carregador de celular

Provavelmente você está lendo este artigo usando um aparelho celular, que é um aparelho eletrônico que precisa ser carregado praticamente todos os dias. Vocês já pararam para pensar por que existem carregadores de celular tão caros e outros tão baratos?

Carregador pirata

Por que será que existe essa diferença se os carregadores fazem a mesma função? Observe bem essa imagem abaixo, que começa a responder a nossa pergunta. Nela podemos ver a primeira grande diferença entre os circuitos eletrônicos de um carregador pirata e um carregador original.

Carregador de bateria, carregador iphone

Detalhe das placas de um carregador pirata e um carregador original!

É possível ver que no carregador pirata, a quantidade de componentes é muito menor quando comparado ao carregador original. Talvez você não saiba, quanto menor o número de componentes, mais barato o custo de fabricação! Este é um dos motivos para que o carregador pirata seja mais barato.

Em teoria, eles tiram tudo que não seja “essencial”, mas o grande problema é que muitos destes componentes cortados são sim de grande importância! Entretanto, infelizmente o usuário só vai descobrir isso da pior forma, que é quando o aparelho celular for danificado ou acontecer algum acidente elétrico!

Os carregadores piratas têm muito menos filtros eletrônicos para melhorar a qualidade da energia que está sendo entregue ao celular. Ele também conta com bem menos sistemas de dissipação e sistemas de segurança, que são fundamentais para proteger tanto o celular, quanto a bateria e o usuário.

Se você observar novamente os circuitos na imagem acima, também vai notar facilmente a diferença na qualidade dos acabamentos, dos pontos de solda e nas trilhas que interligam os componentes. Tudo isso vai interferir diretamente na resistência das trilhas e dos componentes, provocando o aumento da temperatura interna do carregador.

Com isso acontecendo, a qualidade da energia entregue piora muito, fazendo com que o carregador entregue menos potência do que deveria. Isso faz com que o celular demore muito mais tempo para carregar, aumentando o gasto de energia.

Risco de acidente

Uma outra maneira de reduzir o preço do carregador pirata, é tirando o máximo possível de camadas de isolação e usando fios de cobre da pior qualidade possível. Na imagem abaixo é possível ver facilmente a diferença entre os dois transformadores, o carregador falso tem muito menos isolação e cobre quando comparado com o carregador original.

Qual o melhor carregador de celular?

Detalhe dos transformadores e material isolante das placas de um carregador pirata e um carregador original!

Também podemos ver que praticamente toda a parte plástica de isolação entre o transformador e o resto do circuito foi retirada. Todos estes fatores somados são fundamentais para aumentar consideravelmente os riscos de incêndio.

Carregador original x pirata

Em média, o preço dos carregadores originais são de 3 a 4 vezes maiores que os carregadores piratas. Mas você certamente vai ter um equipamento com vida útil menor, vai gastar mais energia elétrica, vai danificar mais componentes eletrônicos do celular, e vai estar muito mais exposto aos riscos de acidentes elétricos.

Qual o melhor carregador de celular?

Carregador de celular pirata não compensa! Estes fatores comprovam isso.

Sempre falamos que os problemas com a eletricidade mostram que o barato sai muito caro. Por isso, nós afirmamos com toda certeza que a falsa economia ao comprar o carregador pirata não compensa. Lembre-se que o primeiro pensamento deve ser sempre na segurança, e quando compramos aparelhos de má qualidade os riscos de vida são altíssimos!

Já que estamos falando dos mitos e verdades envolvendo o celular, que tal assistir este vídeo do Mundo da Elétrica que explica se celular atrai raio ou não! É um vídeo muito interessante, que pode te livrar de uma enrascada em uma situação de emergência.

Se tiver gostado do vídeo deixe o seu like e se inscreva no canal. Se tiver gostado do artigo nos ajude compartilhando ele em suas redes sociais e grupos do WhatsApp. Quanto mais pessoas souberem destas informações, menores serão os ricos de acidentes fatais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)