Disjuntor! Saiba como controlar pelo celular

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Você sabe como comandar o seu quadro de circuitos (QDC) pelo celular ou pelo computador? No artigo de hoje o Mundo da Elétrica decidiu trazer uma tecnologia muito legal, que vai transformar o seu computador, tablet ou celular em um centro de monitoramento e comando para quadros de circuitos e distribuição. Então, vamos lá pessoal!

Smartlink

A tecnologia que estamos falando é conhecida como smartlink, e consiste em uma barra onde é possível conectar os dispositivos do seu QDC em um barramento de monitoramento e comunicação.

Este barramento joga os dados recebidos na rede do computador e com isso, você pode monitorar e controlar o status de cada componente do quadro que esteja conectado ao smartlink.

Montagem de QDC com Smartlink

O smartlink se integra com diversos dispositivos e como exemplo, nós montamos um QDC com um disjuntor principal tripolar acoplado à um RCA, que é um religador automático. A única diferença do RCA que usamos para os convencionais, é que o nosso aceita comando de religamento pelo smartlink.

Colocamos dois circuitos ligados em dispositivos reflex, que são contatores com proteção integrada, e também acoplamos um DDR (Dispositivo Diferencial Residual) ao IOF+SD24, que é um contato auxiliar de comunicação. Com esse dispositivo IOF+SD24, nós não conseguimos controlar o DDR, mas podemos ver sempre o status dele.

Por fim, ligamos um disjuntor bipolar, que alimenta a fonte de alimentação do smartlink e que também está ligado à um iOF+SD24.

Smartlink: Conheça essa tecnologia de automação incrível!

Montagem de um Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC)

Sinalização

Tanto no disjuntor tripolar com religador quanto nos dispositivos reflex, nós conectamos um sinaleiro para simular uma carga e facilitar a visualização do funcionamento. No nosso caso, os dois dispositivos reflex estavam ligados e o disjuntor tripolar estava desligado.

Smartlink: Conheça essa tecnologia de automação incrível!

Sinalização de funcionamento do QDC de exemplo.

Ligação com o Smartlink

Na imagem abaixo, é possível ver que sai um cabo de comunicação dos componentes, indo até o smartlink. Esse cabo faz a alimentação da parte de comunicação, e nos dispositivos que têm comandos, conseguimos enviar estes comandos pelo cabo. Algumas barras de smartlink aceitam até sete componentes, porém, é possível conectar mais barras de smartlink, tendo mais componentes ligados.

Smartlink: Conheça essa tecnologia de automação incrível!

Conexão dos componentes no Smartlink por cabo.

Todos os dispositivos têm o seu acionamento manual e as suas proteções normais. Mas de acordo com as características do dispositivo, você pode controlá-lo pela plataforma do smartlink!

Configuração do Smartlink

Quando se conecta o cabo de rede do computador ao smartlink, basta realizar algumas configurações bem simples no seu navegador. Quando digitamos o IP que configuramos para o smartlink no navegador, seja do celular, tablet ou computador, automaticamente é exibida uma tela igual a de um site.

Smartlink: Conheça essa tecnologia de automação incrível!

Página de login do “site” do Smartlink.

A navegação neste “site” é bem simples! Primeiro, você configura o usuário e a senha, para manter a segurança do seu sistema elétrico. Após isso, você conseguirá ter acesso à visualização de todos os componentes conectados.

Neste “site” do seu smartlink, provavelmente será possível dar nome para cada componente, além de configurar qual a posição que ele ocupa no smartlink. E depois disso, já vai ser possível monitorar e controlar os componentes.

Caso algum componente sofra uma interrupção indesejada como por exemplo, um curto-circuito em um disjuntor ou uma fuga no DDR, é exibido um status de alarme com o nome e o estado do respectivo componente.

Em uma outra aba, é possível monitorar o status e controlar os componentes que podem sofrer um acionamento e desacionamento remoto. Algumas plataformas tem até a função de Diagnostic Counters, onde você pode ver a quantidade de vezes que cada circuito elétrico foi acionado e desacionado, quantas vezes entrou em estado de trip (interrupção indesejada) e um totalizador de quanto tempo cada circuito ficou ligado!

Smartlink: Conheça essa tecnologia de automação incrível!

Página de entrada do “site” do Smartlink, com a possibilidade de monitoramento, nomeação dos componentes, dentre outras funções.

Na área industrial, essas funções podem ser muito relevantes para os sistemas críticos, gerando uma economia enorme de várias formas. Um exemplo disso é a economia de tempo na inspeção visual dos circuitos ligados ou desligados, que é uma ação muito comum em alguns tipos de processos industriais.

Com um smartlink instalado, não é preciso deslocar um eletricista de campo para conferir o painel de circuitos e descobrir se algum disjuntor ou circuito teve falha. Essa tecnologia é usada, por exemplo, na Neo Química Arena em São Paulo, onde toda a iluminação do estádio é controlada e monitorada através de uma sala de comando.

Caso você queira continuar aprendendo sobre dispositivos que podem ser controlados remotamente, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, onde mostramos um disjuntor totalmente controlado pelo celular!

Se tiver ficado alguma dúvida ou se tiver alguma sugestão, por favor deixe-a aqui nos comentários e te responderemos com prazer. Compartilhe este artigo com os seus amigos, nos siga nas nossas redes sociais para ver conteúdos exclusivos e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para aprender cada vez mais sobre eletricidade!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário