O serviço dos(as) eletricistas é um pilar que sustenta as instalações elétricas, mas com o passar do tempo o número de eletricistas vem aumentando muito, devido à isso fica difícil se destacar como profissional. Portanto, se você quer ser avaliado como um bom profissional do Mundo da Elétrica, a qualidade do seu serviço deve ser alta!

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai dar algumas dicas para medir e aumentar a qualidade do serviço de um(a) eletricista. Então, vamos lá pessoal!

É possível medir a Qualidade do meu Serviço?

Você que é eletricista, já parou para pensar como pode medir a qualidade do serviço que você presta para os seus clientes?

Quando você compra um produto, é muito fácil analisar se este produto tem qualidade. Essa análise tem como base a avaliação do acabamento, da durabilidade, robustez e muitas outras características físicas. Observando isso, fica fácil definir se tal componente atende às expectativas e se pode desempenhar bem a função pela qual ele foi comprado.

Muitas pessoas acreditam que não é possível criar um controle de qualidade para o serviço de um(a) eletricista, porém, é sim possível criar parâmetros e medir a qualidade dos serviços!

Como fazer a avaliação do serviço prestado como eletricista?

Um ponto de partida como parâmetro para analisar a qualidade do serviço é o tempo de execução deste serviço. Faça anotações de tudo que é feito e em quanto tempo cada atividade é feita.

Desta forma, você terá referências para avaliar em qual etapa do serviço você é rápido e em qual atividade você precisar ser mais ágil, sempre pensando em melhorar.

Quando você anota todos os serviços realizados, você cria uma base de dados que pode servir como referência para facilitar um trabalho no futuro. Além disso, pode evitar um retrabalho causado por erros que você já tenha cometido, essa documentação já faz parte do processo de pensar, controlar e garantir a qualidade do seu serviço!

Cálculo de Tempo na Prática!

Como exemplo desta contagem de tempo suponha que, ao trabalhar em uma instalação você gasta 3 minutos para fazer uma emenda bem feita e bem isolada em um cabo.

Com essa informação, imagine uma instalação de alguns circuitos de tomadas com 15 tomadas no total, cada uma com fase, neutro e terra em que seja necessário fazer emendas de derivação para ligar cada uma das tomadas.

Nessa situação, você irá gastar duas horas e quinze minutos, isso sem contar qualquer pausa para banheiro e descanso. Se você trabalha 8 horas por dia, só estas emendas de cabo vão fazer você gastar mais de 1/4 do seu dia.

Cálculo da medição do tempo de uma instalação

Aprenda a calcular o tempo das suas atividades e melhore a qualidade do seu serviço!

Olhando assim parece pouco serviço para muito tempo, não é mesmo? Talvez você nunca tenha parado para pensar assim, e por isso o seu serviço pode não estar rendendo. Caso você consiga diminuir esta emenda para 2 minutos, no processo final você vai gastar 45 minutos a menos, que podem ser usados para realizar outro trabalho para outro cliente.

É claro que o que um eletricista considera um serviço de qualidade, para outro pode não ser.

Para nós do Mundo da Elétrica, um serviço de qualidade é aquele que atende o pedido do cliente, seguindo corretamente as normas. Dessa forma é garantida a segurança e eficiência daquele serviço, além disso, se ele for realizado com agilidade aumentará ainda mais a satisfação do cliente!

Para te ajudar ainda mais, vamos deixar um vídeo aqui do canal Mundo da Elétrica que vai te dar 5 dicas infalíveis para você conseguir vender mais os seus serviços! Confira as dicas e deixe o like no vídeo, não se esqueça de se inscrever também.

O Mundo da Elétrica quer deixar um desafio para você! Compartilhe este artigo com a sua opinião e com os parâmetros que você considera como necessários para que o serviço seja de qualidade. Se você tem alguma dúvida sobre isso, pode comentar aqui que te responderemos com prazer. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais do Mundo da Elétrica e de acessar os outros artigos do nosso site!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)