A boia elétrica é um dispositivo que poucas pessoas conhecem, mas que é de grande utilidade, usada para diversas aplicações. Sabendo da importância para o profissional da elétrica conhecer este dispositivo, o Mundo da Elétrica desenvolveu este conteúdo que explica o que é boia elétrica, como funciona uma boia elétrica e como instalar a boia elétrica, vamos lá pessoal!

Boia elétrica: O que é?

A boia elétrica é basicamente um sensor de nível, que atua como uma chave automática. Quando a boia identifica que o nível do líquido está baixo, ela envia um comando para que a bomba hidráulica seja acionada, porém a boia desliga instantaneamente quando a situação é inversa.

Também conhecida como eletro boia, a boia elétrica é muito utilizada em poços, tanques, fontes, bombas de porão, em projetos residenciais, comerciais, industriais, entre outros aplicações.

Aprenda como instalar o boia elétrica.

Bomba hidráulica e boia elétrica.

Boia elétrica: Para que serve?

A função da boia elétrica é basicamente proteger e controlar a bomba hidráulica, assim controlando o nível de líquido no reservatório. Ao identificar que o reservatório está abaixo do nível que foi a boia foi configurada, imediatamente o sinal de saída emitido pela bomba é processado e ações são executadas como por exemplo, bombear o líquido de um reservatório para outro, até atingir o nível desejado. Dessa forma o bombeamento do líquido só será interrompido quando o reservatório estiver cheio, ou seja, quando a boia elétrica identificar este nível alto e abrir o contato.

Boia elétrica: Como instalar?

Antes de iniciar a instalação elétrica da boia é preciso destacar que os seus cabos podem ficar em contato direto com a água, portanto é fundamental que os cabos ficarem muito bem isolados. Neste caso indicamos você fazer a isolação dos cabos, primeiro com a fita de auto fusão e em seguida com a fita isolante. Isso serve para evitar a umidade e consequentemente, minimiza os riscos de oxidação que poderia causar vários problemas como curto-circuito por exemplo.

As boias contêm três cabos, que são eles, normalmente fechado (NF), normalmente aberto (NA) e o terceiro que é o cabo comum entre os NA e NF. Graças à essas características da boia elétrica, torna a instalação deste sistema relativamente simples! Para facilitar o entendimento de como é feito a instalação da boia elétrica, podemos comparar o seu esquema de ligação com o esquema de ligação de uma lâmpada. A diferença é que estamos acionando uma bomba hidráulica através de um contator e uma boia elétrica.

Como instalar: Passo a passo

Iremos ensinar como fazer a instalação de uma boia elétrica para o controle de nível de um reservatório. Agora vamos para o passo a passo!

Primeiro ligamos um dos cabos da bomba direto no condutor da fase R da rede elétrica. O segundo cabo da bomba que é o comum, conectamos ao A1 do contator. Em seguida devemos ligar o condutor de neutro ao borne A2 do contator.

Para ligar a bomba é bem simples, basta usar os contatos de carga do contator em série com a bomba hidráulica. Sendo assim, vamos ligar ao borne 1/L1 do contator o primeiro condutor de fase (R). Ligamos a fase da bomba hidráulica ao borne 2/ T1 do contator. Agora conectamos ao borne 3/L2 o outro condutor de fase (S). Por último é só conectar o outro condutor de fase da bomba no borne 4/T2 do contator. Abaixo temos um esquema elétrico que exemplifica muito bem esta ligação.

Aprenda como instalar o boia elétrica.

Acionamento de bomba usando boia elétrica.

É importante destacar que a boia elétrica suporta acionar cargas relativamente maiores como por exemplo, até 16 A. Por isso recomendamos o uso de um contator para acionar cargas que possuem um fluxo de corrente superior ao suportado pela boia, pois a boia não suporta fazer este acionamento direto. Portanto leia sempre o as características técnicas da bomba para poder fazer a instalação adequada.

Funcionamento do circuito

Como foi mencionado anteriormente a boia funcionará como um interruptor, permitido ou não a alimentação do contator. De acordo com a ligação feita, a boia permite energizar o contator para gerar uma diferença de potencial sobre os terminais da bomba hidráulica e permitir a passagem da corrente elétrica, ou seja, quando o contator é acionado seus contatos comutam e a bomba é energizada.

Essa comutação ocorre em duas situações distintas, quando o reservatório está cheio ou vazio. Exemplificando, quando o nível do fluido reduzir a boia fecha o contato, alimenta o contator, e o mantem energizado até que o nível da caixa alcance o nível superior. Isto é, no momento que o nível é alcançado a chave abre e desliga a bomba.

Além da boia elétrica que mostramos existem os sensores de nível. Eles detectam o nível através do movimento dos flutuadores, que produzem um sinal magnético, enviado ao sensor. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica como é feito o controle de nível de dois reservatórios, usando sensores de nível e um relé de nível.

Encerramos mais um artigo, esperamos ter ajudado em relação ao funcionamento de uma chave boia e como instalar. Para saber muito mais do assunto, visite outros artigos e o canal Mundo da Elétrica, onde você vai encontrar diversos conteúdos sobre sensores de nível, chave boia, controle de nível dos reservatórios e muito mais! Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)