O que é um relé temporizador? Simbologia e aplicações!

Você sabe o que é um relé temporizador? Sabe onde ele pode ser utilizado e qual a sua simbologia? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre esse dispositivo elétrico. Então, vamos lá pessoal!

Basicamente, os relés são dispositivos que funcionam como chaves de comando que podem alterar os circuitos ligados na sua saída, isso acontece em função da sua alimentação na entrada.

O que é temporizador?

O relé temporizador também conhecido como timer ou relé de tempo, pode ser definido como um dispositivo que é capaz de fazer processos de comutação através da manipulação de tempo.

Os relés temporizadores são muito utilizados em circuitos que necessitam de atuação precisa após um determinado tempo, como partidas sequenciais de motores ou outras máquinas elétricas que não podem ser ligadas ao mesmo tempo.

Ele é muito utilizado em comandos elétricos e por isso, é essencial conhecê-lo!

Tipos de temporizadores

Existem várias aplicações para os temporizadores, pois existem diversos tipos de circuitos e lógicas de funcionamento. O Mundo da Elétrica separou os principais para ajudar você na hora de escolher o mais adequado!

Temporizador com retardo na energização (on delay)

Após a energização da bobina do temporizador, dá-se início a contagem do tempo que foi inicialmente ajustado. Ao atingir esse tempo, ocorre a comutação dos contatos que permanecem nesta posição até que a alimentação seja retirada.

Temporizador com retardo na desenergização (off delay)

Após a energização da bobina do temporizador, ocorre a comutação instantânea dos contatos. Ao retirar a alimentação do relé, dá-se início a contagem do tempo que foi inicialmente ajustado, e ao atingi-lo, ocorre a comutação dos contatos que retornam para sua posição original.

Temporizador com pulso na energização

Após a energização da bobina do temporizador, ocorre a comutação instantânea dos contatos. Ao atingir o tempo, ocorre novamente a comutação dos contatos que retornam para sua posição original.

Temporizador cíclico

Após a energização da bobina do temporizador, os contatos comutam e voltam para sua posição original ciclicamente. Existem duas regulagens de tempo, que são:

Temporizador estrela-triângulo

Após a energização da bobina do temporizador, ocorre a comutação instantânea dos contatos estrela. Ao atingir o tempo que foi inicialmente ajustado, os contatos estrela voltam a sua posição original.

Sendo assim, se inicia uma nova temporização interna do relé, de 100ms, para que ocorra a comutação dos contatos triângulo, os quais permanecem nesta posição até que a alimentação seja retirada.

Bloco temporizador pneumático

É um dispositivo que não é considerado um relé, pois não possui bobina de acionamento. Ele é montado diretamente na parte frontal do contator, sendo acionado mecanicamente assim que o contator é energizado. Possui as funções de temporização na energização e desenergização, similares aos relés eletrônicos.

O seu funcionamento é baseado na regulagem de um diafragma interno que utiliza o ar para contar o tempo! Cada tipo de relé temporizador possui uma simbologia específica, e o Mundo da Elétrica já ensinou isso!

Porém, em geral, são usados os símbolos dos relés temporizadores on delay e off delay, assim como pode ser visto na imagem abaixo.

Tipos de relés temporizadores.

Simbologia do relé temporizador.

Aplicações

Existem muitas aplicações para esse tipo de relé, dentre as principais estão:

Gostou desse artigo e deseja entender mais sobre o funcionamento do relé? Recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, aproveita e deixa um like para nos ajudar no vídeo!

Nas nossas redes sociais estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica, por isso, não deixe de nos acompanhar por lá também!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender cada vez mais. Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário