Descubra o que é programador horário digital

Você sabe como ter o acionamento de luzes, equipamentos de ventilação, irrigação ou segurança em determinados dias da semana usando intervalos programados? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre o programador horário digital. Então, vamos lá pessoal!

Existem muitas atividades em residências, empresas, indústrias e comércios que precisam ser repetidas muitas vezes durante o dia. Por exemplo, podemos citar a ativação e desativação dos sistemas de segurança, iluminação, alarmes em horários pré-estabelecidos e climatização. Para facilitar e automatizar esses processos, um aparelho muito utilizado é o programador horário digital!

O programador horário digital, também conhecido como timer ou temporizador digital, é um dispositivo eletrônico ou manual versátil e de utilização simples! Ele é fabricado para ativar e desativar equipamentos, alarmes e outros sistemas de maneira automática, bastando que o usuário faça a programação com horários específicos de acionamento.

O programador horário digital é fabricado com um display de LCD e não é um equipamento caro, além de oferecer ótimo custo-benefício para todos os seus usuários e diversas outras vantagens.

A aplicação do programador horário digital auxilia na economia de energia, pois o aparelho é programado para desligar quando o sistema cumprir a sua função ou não estiver mais em uso.

Além disso, a maioria dos modelos são fáceis de programar e podem ser ligados diretamente na tomada elétrica. Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de programador horário digital.

Como automatizar o acionamento de luzes.

Programador horário digital.

O programador digital possui uma saída a relé para o comando de equipamentos de acordo com os programas estabelecidos. Em geral, é possível configurar diversos programas para comandar o equipamento conectado à saída do instrumento, sendo que cada aparelho possui um intervalo mínimo de tempo entre os programas.

O programador horário pode ser programado semanalmente de maneira ágil e eficaz, para que se determine como irá funcionar o equipamento em função da temporização do aparelho.

Na maior parte dos aparelhos, a configuração pode ser efetuada através do teclado fixado no próprio programador horário. Entretanto, os programadores mais modernos permitem que a programação seja feita através de aplicativos de celular de acordo com a marca do aparelho.

Além disso, em caso de falta de energia, o relógio interno continua em atividade para manter todas as programações do aparelho em funcionamento ideal. O programador horário digital é muito utilizado em indústrias, uma vez que os equipamentos e os sistemas precisam ser ativados e desativados em horários determinados.

Uma vantagem do temporizador digital é para poupar energia elétrica durante períodos em que os equipamentos não precisariam estar ligados. Além disso, agrega inteligência a casas, instalações comerciais e industriais de maneira bem efetiva.

Outra vantagem financeira do programador de horário, é o fato que os colaboradores podem ficar totalmente disponíveis e focados em outras atividades que não podem ser automatizadas.

Aplicações

O Programador horário digital é um dispositivo muito versátil, já que pode ser utilizado em diversos locais e possui diversas aplicações, dentre elas:

Para aprender ainda mais e descobrir como programar um timer de tomada, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Munda da Elétrica, aproveite e deixe um gostei no vídeo!

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender cada vez mais. Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário