O que é no-break e como funciona?

Como proteger meus equipamentos elétricos e eletrônicos? Como garantir o melhor funcionamento do meu aparelho elétrico e eletrônico? E como contribuir para prolongar o seu tempo de vida? Essas são dúvidas muito comuns que geralmente se tem sobre dispositivos de proteção. Neste artigo o Mundo da elétrica irá ajudar a solucionar essas dúvidas! Vamos falar do famoso protetor de equipamento, o No-Break, além de falar sobre o filtro de linha e estabilizador.

Afinal, onde são utilizados os No-Breaks, filtros de linha e estabilizadores e qual a diferença entre eles? Vamos mostrar neste artigo algumas características de cada um deles, aprofundando um pouco mais nas características dos No-Breaks!

Dispositivo de Proteção: Filtro de Linha

Veja um filtro de linha e suas proteções.

Filtro de Linha: Como funciona e o que ele protege?

Vamos começar pelos filtros de linha, que são os dispositivos de proteção mais simples e que geralmente são os mais baratos. Eles são dispositivos que protegem os equipamentos contra surtos de tensão, curto-circuito, ruídos e descargas da rede elétrica, ou seja, eles evitam apenas a queima dos aparelhos elétricos e eletrônicos, mais nada além disso!

Dispositivo de Proteção: Estabilizador

Veja os estabilizadores e suas proteções.

Estabilizadores: Como funcionam e o que protegem?

O estabilizador é um dispositivo um pouco mais completo que os filtros de linha, pois além de proteger os equipamentos contra curto-circuito, surto de tensão, ruídos e descargas da rede, ele ainda estabiliza a tensão da rede elétrica, protegendo os equipamentos de uma inesperada sobretensão e sobrecarga, o que acaba aumentando a vida útil dos eletrônicos.

Dispositivo de Proteção: No-Break

Veja o famoso No-Break e suas proteções

No-Break: Como funcionam e o que protegem?

Dentre todos os dispositivos citados no início do artigo, os mais completos são os No-Breaks, pois além de estabilizarem a tensão e terem um filtro de linha interno, os No-Breaks também possuem baterias internas que asseguram a continuidade no fornecimento de energia elétrica em casos de blackouts, que são apagões.

No-Break: Modelos

Existem basicamente dois modelos de No-Breaks, um off-line e outro online.

No-Break Off-Line

O modelo off-line é o mais básico e geralmente é o mais barato do mercado. Ele funciona com o seu inversor desligado e permanece assim durante o funcionamento normal dos aparelhos, quando ocorre uma queda de energia a sua bateria interna começa a ser utilizada. Desta forma ele mantém o fornecimento de energia por um determinado tempo.

Uma das características do No-Break off-line é que ele possui um tempo necessário para o acionamento do inversor, que geralmente é de milissegundos. Além disso ele pode ou não conter medidas de proteção contra surtos de energia.

Este tipo de No-Break offline é o mais indicado para residências, comércios e escritórios com equipamentos de pequeno porte como por exemplo, equipamentos domésticos e computadores.

Mesmo sendo um modelo off-line, o computador ligado nele não é reiniciado quando ocorre a falta de energia porque o tempo de comutação entre a energia da rede e a energia das baterias não é suficiente para reiniciar o computador. Isso também vale para os principais eletrodomésticos como por exemplo, televisão, conversores ou vídeo games.

No-Break Online

Ao contrário do off-line, o No-Break online sempre permanece com o seu inversor ligado, não havendo tempo de transferência, pois ele usa a energia das baterias o tempo todo, inclusive durante os períodos de falta de energia ou de problemas na rede.

Os No-Breaks online são usados mais para servidores, hospitais, minas e em outros equipamentos que precisam de uma alimentação constante, onde a falta no fornecimento de energia pode ser prejudicial por menor que seja o tempo.

Uma das maiores vantagens de usar um equipamento com estas características é prolongar a vida útil dos equipamentos. Por exemplo, os televisores mais modernos são muito suscetíveis à queima devido à instabilidade na energia elétrica.

Quando há uma queda de energia a autonomia deste modelo pode durar até 30 minutos, e ele também acende uma luz de emergência que é importante em caso de queda de energia à noite.

Por mais detalhado que o artigo seja, não há como mostrar o funcionamento do No-Break completamente por imagens, para vê-lo funcionando indicamos que assista esse vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, pois neste vídeo é possível ver claramente o funcionamento do No-Break, e isto pode ser um diferencial do seu entendimento de elétrica.

Muitos eletricistas se confundem e não sabem o que faz um filtro de linha, estabilizador ou No-Break, mas saber estas diferenças é um diferencial para o profissional se destacar no mercado de trabalho! O profissional do Mundo da Elétrica precisa entender sobre as diferenças de equipamentos de proteção para poder recomendar a melhor opção para o cliente. Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui em baixo nos comentários e iremos responder você. Para aumentar ainda mais o seu conhecimento continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário