Atualmente a energia elétrica é a principal fonte de energia para o funcionamento do mundo, e com o aumento crescente do consumismo, gera também uma necessidade de aumentar a produção de eletricidade, pois a energia elétrica consumida cresce junto com o avanço da tecnologia.

Em sua maioria, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, podendo também ser gerada por usinas eólicas, termoelétrica, nucleares, solares e etc.

Consumo de Energia Elétrica

Que a energia elétrica é importante todos já sabemos. Agora como funciona o consumo dessa energia em uma residência?

A energia elétrica consumida nas residências é medida com base no consumo de todos os aparelhos usados durante um período. Todo aparelho, equipamento ou componente que funciona com eletricidade gera um consumo de energia elétrica.

Como calcular o Consumo de Energia?

Muitas pessoas quando pegam a conta de luz no fim do mês, se perguntam “de onde saiu isso tudo?” E para que isso não aconteça, você vai aprender como calcular o kwh da conta de luz .

O consumo de energia é medido em Kwh (kilowatt hora) e para calcular este consumo podemos usar a expressão a seguir:

Expressão de cálculo

Fórmula de cálculo de consumo de energia

Cada aparelho que usa eletricidade tem uma potência elétrica, que geralmente vem indicada na caixa ou no manual.

Para calcular o kwh, basta pegar a potência do aparelho, multiplicar pelo tempo que o aparelho permaneceu ligado em horas, e dividir por 1000.

Imagine uma situação onde é necessário calcular o consumo semanal de energia elétrica de um computador que tem aproximadamente 180W de potência, ligado 7 horas por dia.

Resolução

Para saber o consumo do computador basta usar a fórmula anterior, aplicando os seus respectivos valores. Após aplicar os valores é só multiplicar 180 por 49(7 dias x 7 horas) e dividir o resultado por mil. Conforme o exemplo abaixo.

Formula de resolução do exemplo

Resolução do exemplo de Cálculo de Consumo

O computador irá consumir 88,2 Kwh neste período

Como saber o valor da minha conta?

Já sabemos como calcular o consumo de energia, agora como saber o valor do consumo?

Para saber o valor do kwh, basta pegar o resultado do cálculo de consumo da energia elétrica residencial e multiplicar pelo preço do kwh, que é a tarifa de energia com impostos da sua região. Na própria conta de luz você tem acesso a quanto custa 1 kwh de energia elétrica.

Seguindo o exemplo anterior e supondo que a tarifa seja igual a 0,62833:

Formula do cálculo de preço do exemplo

Cálculo de Preço do Consumo de exemplo

O valor do consumo do computador será de aproximadamente R$55,42.

Algumas pessoas ficam curiosas sobre quanto custa 1 kwh em reais, e como o valor varia de acordo com cada região, para descobrir só é preciso procurar o valor dessa tarifa na conta de luz ou no site da distribuidora de energia da respectiva região.

Vantagens de calcular o consumo e dicas de economia

Dentre as muitas vantagens de calcular o consumo de energia elétrica, algumas delas são:

  • O custo benefício, pois poderá optar por escolher aparelhos que têm um consumo econômico.
  • O controle sobre a sua energia, pois ao calcular poderá ter maior domínio sobre os aparelhos que estão gastando muito e poderá economizar.
  • A colaboração com o meio ambiente, pois como grande parte da energia é gerada por usinas que prejudicam de certa forma a natureza, ao economizar, você estará ajudando indiretamente o meio ambiente.

Algumas dicas para uma economia maior de energia são:

  • Economizar no chuveiro, pois pode ser a maior fonte de consumo dentro de uma casa.
  • Desligue aparelhos sem utilidade, apagar a lâmpada ou desligar a Tv que eram deixadas ligadas desnecessariamente e também retirar os aparelhos que não estão sendo usados da tomada é uma boa forma de economia.
  • Escolha equipamentos e aparelhos de baixo consumo, por exemplo, a lâmpada de Led.
  • Evite “gambiarras” pois podem gerar fuga de energia e acidentes.
  • Evite também os benjamins, pois além de terem muitos equipamentos consumindo energia, pode ocorrer um curto-circuito.

A fim de complementar os conhecimentos adquiridos neste artigo, assista este vídeo do Mundo da Elétrica e fique por dentro do assunto. Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Chegamos ao fim de mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de vários assuntos da área elétrica.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)