A energia elétrica consumida nas residências

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Atualmente a energia elétrica é a principal fonte de energia para o funcionamento do mundo, e com o aumento crescente do consumismo, gera também uma necessidade de aumentar a produção de eletricidade, pois a energia elétrica consumida cresce junto com o avanço da tecnologia.

Em sua maioria, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, podendo também ser gerada por usinas eólicas, termoelétrica, nucleares, solares e etc.

Consumo de Energia Elétrica

Que a energia elétrica é importante todos já sabemos. Agora como funciona o consumo dessa energia em uma residência?

A energia elétrica consumida nas residências é medida com base no consumo de todos os aparelhos usados durante um período. Todo aparelho, equipamento ou componente que funciona com eletricidade gera um consumo de energia elétrica.

Como calcular o Consumo de Energia?

Muitas pessoas quando pegam a conta de luz no fim do mês, se perguntam “de onde saiu isso tudo?” E para que isso não aconteça, você vai aprender como calcular o kwh da conta de luz .

O consumo de energia é medido em Kwh (kilowatt hora) e para calcular este consumo podemos usar a expressão a seguir:

Expressão de cálculo

Fórmula de cálculo de consumo de energia

Cada aparelho que usa eletricidade tem uma potência elétrica, que geralmente vem indicada na caixa ou no manual.

Para calcular o kwh, basta pegar a potência do aparelho, multiplicar pelo tempo que o aparelho permaneceu ligado em horas, e dividir por 1000.

Imagine uma situação onde é necessário calcular o consumo semanal de energia elétrica de um computador que tem aproximadamente 180W de potência, ligado 7 horas por dia.

Resolução

Para saber o consumo do computador basta usar a fórmula anterior, aplicando os seus respectivos valores. Após aplicar os valores é só multiplicar 180 por 49(7 dias x 7 horas) e dividir o resultado por mil. Conforme o exemplo abaixo.

Formula de resolução do exemplo

Resolução do exemplo de Cálculo de Consumo

O computador irá consumir 88,2 Kwh neste período

Como saber o valor da minha conta?

Já sabemos como calcular o consumo de energia, agora como saber o valor do consumo?

Para saber o valor do kwh, basta pegar o resultado do cálculo de consumo da energia elétrica residencial e multiplicar pelo preço do kwh, que é a tarifa de energia com impostos da sua região. Na própria conta de luz você tem acesso a quanto custa 1 kwh de energia elétrica.

Seguindo o exemplo anterior e supondo que a tarifa seja igual a 0,62833:

Formula do cálculo de preço do exemplo

Cálculo de Preço do Consumo de exemplo

O valor do consumo do computador será de aproximadamente R$55,42.

Algumas pessoas ficam curiosas sobre quanto custa 1 kwh em reais, e como o valor varia de acordo com cada região, para descobrir só é preciso procurar o valor dessa tarifa na conta de luz ou no site da distribuidora de energia da respectiva região.

Vantagens de calcular o consumo e dicas de economia

Dentre as muitas vantagens de calcular o consumo de energia elétrica, algumas delas são:

Algumas dicas para uma economia maior de energia são:

A fim de complementar os conhecimentos adquiridos neste artigo, assista este vídeo do Mundo da Elétrica e fique por dentro do assunto. Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Chegamos ao fim de mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de vários assuntos da área elétrica.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário