Segunda via da conta de luz, como conseguir?
Você perdeu sua conta de luz? Não recebeu a conta de luz? ou seu cachorro comeu? Se não consegue pagar a conta de luz porque não a possui, não se preocupe! Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te ensinar como conseguir e imprimir a segunda via da conta de luz em duas distribuidoras muito importantes da região sudeste. Então vamos lá pessoal!
As distribuidoras de energia elétrica que ensinaremos retirar a segunda via da conta são a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A) e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz)
Leia também
Conta de Luz: Segunda Via
As concessionárias de energia sempre disponibilizam para seus clientes uma oportunidade de tirar a segunda via da conta de luz, a maioria independente do motivo já tem disponível em seu site uma aba para a emissão dessa segunda via.
Seja qualquer o motivo que você tenha para imprimir a 2° via da sua conta, a maioria dos serviços que cobram um valor mensalmente tem a disponibilidade de emitir uma segunda via do boleto, a fim de que o pagamento seja efetuado de acordo com o tempo previsto.
Estão presentes em quase todos os tipos de boleto, algumas informações básicas e essenciais para que o pagamento de tal conta seja efetuado, dentre essas informações estão:
- O nome de quem irá fazer o pagamento
- O nome de quem irá receber ou da empresa que será beneficiada
- A prestação de dados que justificam o valor do boleto (mostra as requisições feitas, um resumo da energia gasta no mês por exemplo)
- Um código de barras, o número do código somente ou uma conta para depósito / transferência
- E outras informações gerais
Cemig 2° Via
A Cemig é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil e possui sua sede na cidade Belo Horizonte, que é capital de Minas Gerais.
Para emitir a segunda via da conta de luz da cemig tenha em mãos seu cpf e o seu número do cliente (disponível nas suas contas de luz anteriores).
Abra seu navegador e digite cemig ou portal cemig, a primeira opção a aparecer será o site oficial da cemig. Entre no site e você verá uma aba rápida da Cemig Atende, se não for a primeira, a opção rápida de 2° via será uma das primeiras. Caso não queira ir pela aba rápida repouse o mouse sobre a aba atendimento e clique em Cemig Atende.
Se você já for cadastrado sua conta aparecerá, mas caso contrário uma tela de login como a tela abaixo aparecerá. Se você possuir uma conta, preencha os campos solicitados e aperte em entrar.
Caso você ainda não tenha uma conta, você poderá se cadastrar através da sua conta do Google, pelo seu Facebook e pelo cadastramento normal clicando em cadastre-se. Escolha o tipo de conta que você quer e preencha os dados solicitados.
Após isso uma tela irá aparecer solicitando seu CPF/CNPJ e o número do cliente (fornecido nas contas anteriores), forneça esses números e associe a sua instalação. Logo na tela seguinte a opção de segunda via estará disponível, clique nela e ela exibirá suas contas em débito, caso seu pagamento esteja em dia aparecerá um único débito a vencer.
Escolha entre baixar o PDF da conta ou em recebê-la por e-mail. Escolhida a forma de recebimento da conta você terá acesso à sua segunda via e poderá imprimi-la, levá-la a algum lugar para impressão ou pagá-la online.
CPFL 2° Via
A Companhia Paulista de Força e Luz é uma das principais distribuidoras de energia elétrica do estado de São Paulo e tem sua sede na região metropolitana de Campinas, São Paulo.
Para emitir a segunda via da sua conta tenha em mãos seu código CPFL (disponível nas contas de luz antigas) e seu CPFL.
Abra seu navegador e digite CPFL, a primeira opção a aparecer será o site oficial da CPFL. Entre no site e você verá uma aba rápida com o nome Principais Serviços das Distribuidoras e se não for a primeira, a opção rápida de 2° via será uma das primeiras.
Caso você não queira ir pela aba rápida, repouse o mouse sobre a aba Atendimento e clique em Serviços online. Na parte descrita como Serviços em destaque a opção de Débitos e 2° via da conta estará presente, clique nela e a tela de login aparecerá.
Caso você já tenha uma conta é só preencher os campos e entrar, caso contrário você tem a opção de cadastrar-se e a opção de 2° via simplificada. Na 2° via simplificada basta preencher o código CPFL com o seu CPF/CNPJ e você terá acesso à sua conta.
Se você quiser se cadastrar, clique em cadastre-se e forneça os dados necessários, logo em seguida a opção de 2° via estará na tela. Clique nela, escolha o mês da fatura que deseja a segunda via e pronto! Você terá acesso à segunda via da sua conta, agora basta escolher o meio de pagamento e realizar o débito.
Viu como é fácil emitir a segunda via da sua conta de luz? Agora, você sabe calcular o valor que você paga na sua conta? Se quiser saber como calcular esse valor, indicamos que assista esse vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e pare de se perguntar de onde vem aquele preço! Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal.
Você conseguiu tirar a segunda via? Conte aqui para nós, e se tiver ficado com alguma dúvida deixe aqui nos comentários também. Para aprender muito mais sobre elétrica, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Chuveiro de LED – Características e Vantagens!
Gambiarras elétricas – Porque não fazer e como evitar!
Disjuntor do padrão de entrada, como trocar?
Três Normas da Elétrica que você precisa conhecer!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.