Você sabia que existem relés que podem ser programados totalmente pelo celular? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar todos os detalhes desses relés que estão substituindo dezenas de outros relés no mercado devido à sua tecnologia inovadora!

Conheça alguns modelos de relés temporizadores que possuem uma tecnologia de programação incrível. Então vamos lá pessoal!

Relés Temporizadores Analógicos

Toda vez que você precisa de um temporizador para um comando elétrico, é necessário escolher dentre vários modelos de acordo com as características que você precisa. Se o tempo é em segundos, minutos, horas, ou se o relé vai energizar após a contagem do tempo, se vai desenergizar após a contagem do tempo, se é um relé para partida estrela triângulo, dentre outras características.

Relé Temporizador: Modelo Um

O relé da imagem abaixo é um relé temporizador para painel que vai de 1 a 10 minutos. Para usá-lo você regula o tempo girando a tampa transparente. Porém se você precisar de um tempo de 5 minutos e 20 segundos, por exemplo, neste relé não será possível ter essa precisão.

Modelo 1 Relé de Temporização

Primeiro Modelo do Relé Temporizador.

Além do mais, este relé só tem uma função, que é a de atraso na energização, ou seja, o fechamento dos contatos acontece somente depois que se passa o tempo programado.

Relé Temporizador: Modelo Dois

Este segundo modelo na imagem abaixo tem mais opções de tempo para programação, ele tem segundos, minutos e horas. Porém mesmo com dois trimpots para regulagem não se consegue tanta precisão de tempo, além deste modelo também só ter a opção de atraso na energização, que foi mostrada no modelo anterior.

Modelo 2 Relé Analógico

Segundo Modelo do Relé Temporizador.

Relé Temporizador: Modelo Três

Este terceiro modelo na imagem abaixo ainda é analógico, ou seja, toda a regulagem é feita através dos trimpots. Ele tem várias opções de tempo e de atraso, que é como chamamos a comutação por tempo.

Modelo 3 Relé Temporizador

Terceiro Modelo do Relé Temporizador.

Ele possui atraso na energização, assim como os outros, mas também tem atraso na desenergização, ou seja, ele faz a comutação dos contatos no momento da energização e depois que se passa o tempo programado os contatos voltam ao normal.

Modelo 3: Gráfico de comutação

Gráfico de Atraso na Energização e Desenergização do Modelo 3

Ele também possui outras 4 programações de atraso, o que totaliza 6 programações.

Relés Digitais: A Inovação Tecnológica!

Mas os relés que estão revolucionando o mercado são esses dois abaixo, o relé de temporização e o relé de monitoramento de fases, ambos da linha Zélio NFC.

Relés inovadores digitais!

Relés Digitais! Temporizador e Monitoramento de Fases

A principal característica da linha Zélio NFC é justamente o uso do NFC para comunicação. Esta função permite ler a programação do relé e fazer ajustes apenas aproximando um celular com o aplicativo Zélio NFC do relé.

Relé Temporizador Digital: Funcionamento

No exemplo de funcionamento do relé de temporização estamos usando uma montagem com ele ligado em um LED com um botão para comando.

Exemplo de funcionamento do relé

Comando de Sinaleiro com Relé de Temporização.

Os passos para fazer a programação deste relé são bem simples! O primeiro passo é abrir o aplicativo, que é disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos. Na primeira tela o aplicativo pergunta qual é o relé que vai ser programado. Este aplicativo funciona tanto para o relé de temporização quanto para o relé de monitoramento.

Veja como escolher o rele a ser programado

Escolha do Relé Instalado no Aplicativo

Identificação

Você tem duas opções, deixar o aplicativo identificar qual o relé que está instalado, fazendo a aproximação e comunicando via NFC, ou escolher na lista qual é o relé instalado, a lista tem o relé de temporização e o de monitoramento disponíveis para a escolha.

Para iniciar a programação é preciso ler o relé que irá ser programado, então basta apertar o botão read e aproximar o celular do relé. A próxima tela que aparecerá no aplicativo já é a tela de configuração.

O relé de temporização digital tem ao todo 28 programações, contudo neste artigo estamos demonstrando o uso com a programação AD, que é referente ao pulso com retardo, dessa forma quando um pulso for dado no botão, o relé conta o tempo e acende o LED.

Este relé de temporização tem dois conjuntos de contatos, o R1 principal que iremos usar e um segundo R2, que pode ser acionado de forma diferente de acordo com a programação.

Nesta programação AD se o botão Instant Control estiver desabilitado, os contatos R2 vão ser comutados juntos com o R1, mas caso o botão Instant Control seja ativado, o relé 2 vai ser ativado assim que o relé for energizado. Para a demonstração estamos usando esse botão desativado.

Gráfico de ligação da programação AD

Instant Control: O que faz?

Definindo o Tempo de Retardo e Ligando

No relé de temporização digital você consegue programar exatamente o tempo que precisa, podendo variar de 0,1s até 999h.

Agora você precisa programar o tempo do seu relé de acordo com o que você necessita, aperte no timer que aparece na tela e coloque o tempo que você quer.

Escolha de tempo para o relé trabalhar

Timer do Relé de Temporização

Pronto agora é só escrever a programação no relé. Basta apertar no botão write e aproximar o celular do relé, e assim seu relé já estará programado. Na nossa montagem, definimos um tempo de dez segundos e ao apertar o botão, o relé contou dez segundo e então acendeu o LED.

Diagnóstico

Caso você queira acompanhar os status do relé ou acompanhar o tempo de funcionamento, basta tocar na função de diagnóstico e terá acesso aos status do seu relé.

Clonagem de Programação

Uma função muito legal dessa tecnologia NFC é a clonagem de programação. Basicamente você copia a programação para vários relés. Se você programou o primeiro relé corretamente, todos os outros vão estar certos e com a mesma precisão.

  • Para clonar basta fazer a leitura do relé que vai ser copiado.
  • Em seguida aperte o botão clone, veja que neste momento aparecerá as configurações que vão ser clonadas.
  • Após isso basta apertar em start e encostar o celular no relé que vai receber a cópia.
  • Assim que a clonagem é finalizada, as configurações que acabaram de ser inseridas no novo relé aparecerão na tela.

Senha no Relé: Dá para colocar?

A outra função que faz esse relé ser uma revolução para automação e comandos elétricos é a possibilidade de colocar uma senha no relé.

Para colocar uma senha basta tocar na função protection, fazer a leitura do relé e depois tocar em lock relay.

Em seguida você cadastra uma senha para esse relé.

Processo de adição de senha para o Relé

Colocando Senha no Relé Digital

Após esse cadastramento qualquer modificação no relé só poderá ser realizada depois de inserir a senha correta. Essa função garante uma segurança maior em processos industriais.

Relé de Monitoramento de Fases: Funcionamento

Além do relé de temporização a linha Zélio NFC também tem outro dispositivo com essa incrível tecnologia, que é o relé de monitoramento de fases.

Ele monitora as 3 fases e neutro de um circuito.

Este relé realiza o monitoramento de 7 parâmetros da rede, são esses parâmetros:

  • Falta de fase
  • Sequência de fase
  • Assimetria entre fases
  • Subtensão
  • Sobretensão
  • Subfrequência
  • Sobrefrequência

Identificação

A identificação do relé de monitoramento de fases é igual à do relé temporizador, basta abrir o aplicativo e aproximar o celular do relé para ele identificar o relé via NFC.

Na primeira tela após a identificação é possível fazer as configurações para o relé.

Uso do Relé e Funções

É possível configurar vários parâmetros, além da possibilidade de criar até 10 alarmes diferentes e da função de analisar em tempo real os parâmetros através da tela de diagnóstico.

Como um exemplo montamos um circuito e trocamos a sequência de fases e ao diagnosticar, o relé avisa que a sequência de fases não está correta, apesar de todos os outros parâmetros estarem corretos.

No relé de monitoramento também é possível fazer a proteção por senha e clonar as configurações em outros relés de monitoramento.

Não há dúvidas que tecnologias como a NFC e outras, como por exemplo a automação industrialresidencial vão estar cada vez mais presentes nos componentes elétricos. mas para entender esse processo de programação, por ser um processo mais visual, indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica que vai mostrar na prática como realizar todas as programações que foram descritas acima. Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal!

A tecnologia cresce cada dia mais, e na elétrica esta tecnologia cria a possibilidade de automação em muitas áreas, mas para isso o eletricista tem que se atualizar e sempre buscar novos conhecimentos. Se você é um desses eletricistas que quer sempre aprender mais, continue acessando o site do Mundo da Elétrica! Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto desse artigo deixe aqui nos comentários e responderemos você.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)