O que é diagrama Ladder? Características e aplicações!

Os CLPs estão sendo utilizados cada vez mais! Por isso, conhecer as linguagens de programação utilizadas para programá-los é de extrema importância. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre o diagrama Ladder. Então, vamos lá pessoal!

O CLP funciona lendo os sinais entregues pelas entradas, tomando decisões com base no programa inserido em sua CPU e atuando nas saídas. Esse ciclo de funcionamento é contínuo e recebe o nome de varredura.

O programa executa lógica por lógica a cada ciclo de varredura, iniciado na primeira lógica do programa até a última lógica, quando o sistema reinicia o processo.

Uma das linguagens mais utilizadas na programação de CLPs é a linguagem Ladder! Ela é uma representação gráfica similar ao desenho de um diagrama elétrico.

A programação Ladder é baseada em duas barras de energia virtual, verticais situadas à esquerda e direita do ambiente de programação. A programação consiste em criar uma corrente elétrica virtual através de símbolos gráficos inseridos entre estas duas barras.

O diagrama lógico Ladder é uma representação ordenada em forma de escada de componentes e conexões de um circuito elétrico. Ele também é chamado de diagrama elementar ou diagrama de linha.

Componentes

Os elementos constituintes de um diagrama Ladder podem ser divididos em componentes de entrada e de saída. Os elementos de entrada servem para controlar o fluxo da corrente elétrica virtual, permitindo bloquear ou liberar a passagem da corrente.

O principal componente de entrada é o contato, eles podem ser:

O principal componente de saída é a bobina, associada ao starter de motor, ao relé ou solenoide. Além dos componentes citados acima, existem diversos outros dispositivos usados no diagrama lógico!

Princípio de funcionamento

Há algumas práticas comuns a todos na linguagem Ladder, como:

Funções Lógicas em Ladder

As funções lógicas podem ser aplicadas na programação em Ladder através da combinação entre os contatos NA e NF.

Função “E” (AND)

É a associação de botoeiras NA em série, ou seja, para que a saída seja ativada, é preciso que as botoeiras estejam no seu estado ativo “1”.

Na imagem abaixo, é possível ver o diagrama em Ladder da porta lógica AND.

O que é diagrama Ladder?

Função AND na linguagem Ladder.

Função “OU” (OR)

É a associação de botoeiras NA em paralelo, ou seja, para que a saída seja ativada é preciso que qualquer uma das botoeiras esteja no seu estado ativo “1”.

Na imagem abaixo, é possível observar o diagrama em Ladder da porta lógica OR.

O que é diagrama Ladder?

Função NOR na linguagem Ladder.

Função “Não E” (NAND)

É a associação de botoeiras NF em paralelo, ou seja, enquanto tiver botoeira desativada a saída permanece ativada “1”.

Na imagem abaixo, é possível ver o diagrama em Ladder da porta lógica NAND. Para que a saída seja desativada, é preciso pressionar ambas as botoeiras.

O que é diagrama Ladder?

Função NAND na linguagem Ladder.

Função “Não OU” (NOR)

É a associação de botoeiras NF em série, ou seja, o evento já inicia com seus estados ativados “1”.

Na imagem abaixo, é possível visualizar o diagrama em Ladder da porta lógica NOR. Para que a saída seja desativada basta pressionar uma das botoeiras.

O que é diagrama Ladder?

Função NOR na linguagem Ladder.

Aplicações

Existem diversas aplicações para o diagrama Ladder, dentre elas podemos citar:

Para aprender mais sobre automação industrial, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Gostou desse artigo e quer aprender ainda mais? Nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário