Automação industrial, para que serve o CLP?

Em Comandos elétricos por Henrique Mattede

O sensor de presença talvez seja a automação elétrica mais simples que podemos encontrar, fazendo a lâmpada se acender sozinha quando alguém passar pela região que ele cobre. Porém, esse sensor faz parte da automação residencial.

Quando falamos em automação industrial, que é uma área onde muitos eletricistas sonham em trabalhar, existem vários outros componentes que se comunicam e fazem as máquinas funcionarem de forma automática.

Leia também

Você sabe o que é um PLC e como funciona a estrutura de um sistema de automação? Bom, é sobre isso que o Mundo da Elétrica vai falar neste artigo. Então, vamos lá pessoal!

Automação Industrial: O que é?

A automação industrial pode ser definida como o uso de um conjunto de elementos tecnológicos, sejam eles máquinas eletromecânicas, softwares ou outros equipamentos específicos, para automatizar tarefas de produção e processos industriais que antes eram realizados por operadores humanos.

CLP: O que é? Como funciona?

O principal equipamento da automação industrial é o CLP, sigla essa que significa Controlador Lógico Programável! É chamado também de PLC, que significa Programmable Logic Controller, ou seja, o mesmo termo só que em inglês.

O CLP é um equipamento que consegue fazer funções de monitoramento, controle e automação de processos industriais ou de máquinas através de uma programação feita nele. Ele é responsável por receber as informações de entrada, processar estas informações e enviar sinais de execução para as saídas.

O CLP é considerado como um computador especializado, porém, não pode ser comparado com os computadores de uso geral, pois possui menor armazenamento, capacidade e outras características diferentes dos computadores que estamos habituados.

Automação industrial: Principal Equipamento!

Relação da Entrada/Saída no CLP!

As entradas de informações para o CLP podem ocorrer através de vários componentes, sendo alguns deles automáticos como por exemplo, os sensores e indutores. Outros componentes de entrada podem ser manuais, como é o caso das botoeiras e atuadores manuais.

Um componente importante da automação é a IHM ou Interface Homem Máquina. A IHM é uma tela em que podem ser lidas as informações de monitoramento e ao mesmo tempo, em alguns modelos de IHM’s, serão executadas algumas funções.

Automação industrial: Principal Equipamento!

IHM: Interface Homem Máquina!

As IHM’s com touch screen podem substituir botoeiras, potenciômetros e as chaves seletoras. Em processos industriais muito complexos existem sistemas supervisórios, que basicamente são salas com as IHM’s de todas as máquinas de um determinado processo.

Nas saídas dos sistemas automáticos estão as cargas, que normalmente são motores elétricos. O PLC envia os sinais de comando para os drivers, que têm a função de acionar os motores.

Automação industrial: Principal Equipamento!

Envio dos Sinais de Comando do CLP para o Driver e depois para o Motor!

Tipos de Drivers

Existem alguns tipos de drivers como por exemplo:

Automação industrial: Função e Acessibilidade

O principal objetivo de automatizar processos é garantir uma maior eficiência, ou seja, produzir mais com uma menor quantidade de retrabalho, melhor nível de qualidade e com o menor custo possível!

Por muito tempo, o acesso aos equipamentos de automação industrial ou residencial era bem restrito e os preços eram bem altos. Hoje em dia, o mercado já possibilita um acesso maior aos equipamentos de automação, com preços mais acessíveis.

Atualmente já não é mais possível falar que o acesso para essas tecnologias e automações é difícil. Portanto, os profissionais do Mundo da Elétrica devem se capacitar constantemente e conhecer o máximo possível sobre a automação, que cada vez mais domina o mercado industrial e também o residencial.

E para ajudar a aumentar o seu conhecimento sobre automação, vamos deixar aqui embaixo um vídeo apresentando dois relés que podem ser totalmente programados pelo celular! Vale a pena assistir e deixar o seu gostei para ajudar a gente!

O que achou deste artigo? Compartilhe ele contando qual é a sua opinião e se tiver ficado alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários e vamos te responder ou fazer um artigo sobre!

Nos siga também nas nossas redes sociais, pois há conteúdos que são exclusivos lá. E se quiser continuar aprendendo sobre elétrica, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário