Economizar da maneira certa em serviços de eletricista!

Escrito na categoria "Curiosidades da eletricidade" por Henrique Mattede.

Sempre que conversamos com um eletricista autônomo, uma das principais queixas é que muitas vezes eles perdem a concorrência do serviço para alguém que não tem a mesma qualificação, ou que faz o serviço de qualquer jeito, mas que oferece um preço mais barato.

É muito comum ver bons eletricistas dizendo que os clientes reclamam do preço cobrado pelo serviço de qualidade, o que fazer nesses casos? Fique tranquilo, pois neste artigo o Mundo da Elétrica vai te dar algumas dicas sobre isso. Então, vamos lá pessoal!

Economia x Segurança

Para esses profissionais, o Mundo da Elétrica sempre fala do grande desafio que é a economia versus a segurança.

Aprenda a forma correta de economizar nos serviços de elétrica.

O Grande Desafio do Eletricista!

Uma coisa que é quase um fato é que o cliente sempre vai querer o preço mais em conta, e isso é comum em qualquer área! Quando alguém está precisando de algum serviço, essa pessoa certamente vai querer o melhor preço, mas cabe a você eletricista mostrar ao cliente a diferença entre o barato e o melhor preço.

O que fazer?

Mostre para o cliente que o barato pode gerar retrabalho, que a peça de má qualidade estraga mais rápido e pode causar acidentes elétricos. Com isso, ele pode entender que o melhor preço é aquele que oferece um bom serviço com um bom preço.

No primeiro momento, o cliente vai pensar que é muito caro para fazer uma instalação elétrica da forma certa e segura! Portanto, é natural que o cliente desconfie de você, porque infelizmente a desonestidade é algo muito comum hoje em dia. Podemos dizer que quase todo mundo já foi passado para trás por um mecânico, pedreiro, pintor, encanador e etc.

Já que o preço sempre vai ser uma questão de prioridade, cabe ao eletricista mostrar o quão importante é aquele investimento. Quando o cliente precisa de uma coisa com urgência, naturalmente ele vai pagar mais caro e nem sempre vai reclamar do preço, visto que ele tem urgência na execução daquele serviço.

Nos casos de urgência, é muito raro ter problema quanto ao orçamento e infelizmente, os profissionais desonestos se aproveitam desta situação para cobrar preços absurdos!

Dificuldades do Eletricista

Sendo assim, a maior dificuldade é vender um serviço de elétrica da forma correta e segura para um cliente que não precisa dele com urgência.

Um bom exemplo disso é a instalação do DPS, que é importante para proteger os equipamentos elétricos contra raios e surtos elétricos. A maioria dos clientes preferem “economizar” e não aceitam a instalação deste componente, até que um raio caía e queime os seus aparelhos.

Aprenda a forma correta de economizar nos serviços de elétrica.

Apesar de muitos não o instalarem para economizar, o DPS pode salvar a sua instalação!

A segurança em eletricidade só é prioridade para os clientes que já se acidentaram ou presenciaram algum acidente. E novamente, cabe a você convencer o cliente de que o risco existe sim!

Conquistando o Cliente

Uma dica matadora para conquistar de vez o cliente e fazer ele contratar o seu serviço é dar algo para este cliente, o que se chama reciprocidade. Sempre que você dá algo para uma pessoa de forma simples e sem demonstrar nenhuma segunda intenção, essa pessoa tende a te dar algo em troca, se sente obrigada a de alguma forma te agradar e/ou agradecer.

Uma coisa bem simples que você pode oferecer é um protetor de tomadas, porque além do presentinho, você pode aproveitar para alertar este cliente dos riscos de não usar tal protetor.

Aprenda a forma correta de economizar nos serviços de elétrica.

Um presentinho desse pode fidelizar um cliente!

Essa ação bem simples pode ser decisiva para conquistar um novo cliente, e certamente será um grande diferencial para você como profissional autônomo. O cliente consciente sempre vai perceber o cuidado que você tem com o seu trabalho e com a segurança dele.

Mantenha o foco sempre que pegar um serviço, visando ajudar o cliente e resolver os seus problemas na área da elétrica! Além dessa dica, existem algumas outras que te fazem vender mais serviços.

Se quiser ver essas dicas, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e aprenda algo novo! Não se esqueça do like no vídeo, além de se inscrever no nosso canal!

Para mais dicas como essas, continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica e nos siga nas nossas redes sociais para ver conteúdos exclusivos! Compartilhe este artigo com os seus amigos e se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário