Você sabe quais são as proteções contra incêndio que existem em outros países? Neste artigo do Mundo da Elétrica no Mundo, nós vamos te mostrar como é feita a prevenção e o combate contra incêndios no Canadá. Então, vamos lá pessoal!

Estrutura de Combate contra Incêndios

Através de uma pesquisa feita por um de nossos colaboradores, foi possível perceber que o corpo de bombeiros da cidade onde ele mora é muito bem aparelhado, com caminhões muito novos.

Existem muitos hidrantes pelas ruas, inclusive nos parques! E além dos hidrantes, muitos prédios têm conexões externas, que permitem que os bombeiros acessem diretamente o sistema hidráulico de combate contra incêndios de cada prédio.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Conexão para o Sistema Hidráulico de um Prédio.

Estas conexões ficam em locais estratégicos próximos à rua, onde o caminhão dos bombeiros possa estacionar e ligar a mangueira com facilidade.

Na parte interna dos prédios também existem vários sistemas para detecção e proteção contra o fogo.

Nas áreas comuns do prédio existem muitos detectores de fumaça e eles são bem distribuídos pelo local. Eles podem ser encontrados em todos os corredores de todos os andares do prédio.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Equipamentos de Prevenção e Combate contra Incêndio.

Estes detectores de fumaça também existem dentro de cada apartamento, podendo estar em um ou vários cômodos!

Quando alguma fumaça é detectada em algum destes sensores, o alarme do prédio é ativado e todas as pessoas precisam evacuar o local.

Os bombeiros chegam muito rápido! Geralmente não gastam mais do que 10 minutos depois que o alarme é disparado.

Automação e Elétrica para o Combate contra Incêndios

É a partir deste momento que a automação e a elétrica entram em ação!

Todos os sensores de fumaça estão ligados em um sistema de controle no prédio. Estes sistemas avisam aos bombeiros que há uma ocorrência de fumaça e onde ela está.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Sistema de Controle dos Sensores de Fumaça.

Alguns destes sistemas são totalmente automatizados, porém, outros necessitam de intervenção manual.

Qualquer um pode acionar o alarme de incêndio do prédio, assim como acontece nos filmes. Existem várias chaves de acionamento do alarme nos corredores, o que facilita o acionamento.

Na entrada do prédio há um painel enorme com indicações de qual sensor foi acionado em cada andar. Quando os bombeiros chegam, eles conseguem saber mais rapidamente onde atuar.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Chave de Acionamento dos Alarmes e Painel dos Sensores.

No painel há um monofone que permite falar diretamente para o alto-falante de cada apartamento, podendo ser extremamente importante para dar instruções caso seja necessário.

É muito comum ver prédios inteiros evacuados e as pessoas na rua esperando a hora de poder entrar novamente. Na maioria das vezes é um evento pequeno, mas a rápida intervenção evita que se transforme numa tragédia!

E quando o fogo se alastra?

Neste caso, a automação ajuda ainda mais através dos sprinklers!

Por todo o prédio existem encanamentos com água pressurizada pronta para apagar o fogo. É uma estrutura enorme, que exige manutenção e monitoramento constante, mas que vale a pena porque pode salvar muitas vidas.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Sprinklers e Encanamento de Água Pressurizada.

Os sprinklers são válvulas que controlam a saída de água. Eles ficam geralmente no teto, mas também podem estar em uma parte alta da parede. Eles são ligados nos canos de forma a proteger as áreas mais importantes do prédio!

Dentro dos apartamentos existem vários sprinklers, geralmente dois ou três por cômodo, inclusive no banheiro.

Nos corredores e áreas comuns do prédio também têm vários deles. O posicionamento destes dispositivos é feito colocando os sensores de fumaça, sprinklers e alto-falantes intercalados, para proteger todas as áreas do edifício!

Sprinklers: Como funcionam?

Os sprinklers têm um vidrinho muito fino, que é cheio de um determinado líquido. Quando ocorre um incêndio, o ar quente que sobe faz com que este líquido se expanda e quebre o vidro, liberando a água que está sobre pressão.

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Funcionamento do Sprinkler!

Em geral são 30 a 80 litros de água por minuto, cobrindo uma área de aproximadamente 15 metros quadrados abaixo do sprinkler!

Na maior parte das vezes isso já acaba com o fogo antes dos bombeiros chegarem, mas o objetivo também é diminuir a temperatura e a fumaça, sendo fundamental para oferecer mais tempo para as pessoas evacuarem o local.

Mitos e Verdades do Sprinkler!

Existem alguns mitos com relação aos sprinklers que muitas pessoas acreditam, mas que não são bem verdades. O primeiro é a suposição de que a fumaça vai acionar os sprinklers. Porém, não aciona! Este equipamento precisa de calor para o vidrinho quebrar e soltar a água.

Geralmente a temperatura deve ser acima dos 60 graus, e é importante compreender que existem modelos com várias temperaturas. Sendo assim, a variação depende do local onde é instalado e somente a fumaça não é capaz de acionar um sprinkler!

Outro mito comum é achar que todos os sprinklers são acionados ao mesmo tempo. Porém, isto é coisa de filme visto que ele só será acionado se aquele equipamento que foi exposto ao calor!

Um acontecimento que não é um mito é a errada utilização do sprinkler para pendurar roupas, cabide, sacola e outras coisas. Isto é extremamente errado! Pois pode acidentalmente quebrar o sprinkler, gerando um grande prejuízo causado pela água.

Isto é tão comum que nos apartamentos têm vários avisos para evitar este tipo de atitude!

Sistema de Combate contra Incêndio no Canadá.

Aviso contra o mau uso dos Sprinklers.

O que você eletricista faria para combater um incêndio? Quer uma dica? Então assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica para aprender sobre um sistema incrível que pode te ajudar!

Para contribuir com a segurança e com o conhecimento dos seus amigos, compartilhe este artigo com eles! Se ficou alguma dúvida pode deixá-la aqui nos comentários e não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais. Continue acompanhando o site Mundo da Elétrica para mais curiosidades assim!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)