Automação Residencial? Fechadura Eletrônica e Portão Automatizado!

Escrito na categoria "Comandos elétricos" por Henrique Mattede.

O que você pensaria se nós falássemos que é possível abrir e fechar um portão eletrônico de qualquer lugar, usando Wi-fi e automação? E se desse para fazer isso também com as portas da sua casa, bastando usar uma fechadura eletrônica com comunicação Wi-fi, qual seria a sua reação?

Nesse artigo do Mundo da Elétrica vamos te mostrar como criar um sistema automatizado de acesso de pessoas para a sua casa. E tudo pode ser controlado remotamente usando apenas o celular ou dispositivos de voz. Então, vamos lá pessoal!

Automação Residencial

A automação residencial está cada vez mais acessível nos dias de hoje, tendo a maioria dos componentes de uma instalação se comunicando via Wi-fi e podendo ser controlados pelo celular, tudo em um único aplicativo.

O controle da automação pode ser compartilhado com outras pessoas da família, e os componentes também podem ser interligados uns com os outros, como por exemplo o comando: abriu o portão, ligou a luz!

Nós falamos que estes componentes são acessíveis pois eles resolvem três problemas que todo mundo aponta quando se fala sobre automação.

Linguagem de Operação

Esse é o caso onde o componente de automação ou o manual do sistema de automação sempre está em inglês ou chinês.

Sem dúvidas, a língua é um problema! E sim, a grande maioria dos manuais e componentes não estão traduzidos para português. Porém, as linhas de automação residencial mais atuais e nacionais estão em português. Inclusive os aplicativos que controlam tudo, pois sem dúvidas precisam estar em português para facilitar na operação!

Dificuldade de instalação e configuração

Sempre falam que todo sistema de automação é difícil de instalar e configurar. Nós já vimos vários sistemas de automação e alguns são muito complexos mesmo. Mas os componentes que estão chegando no mercado são muito fáceis de instalar, fora que agora já existem diversos tutoriais de instalações para os modelos antigos.

Todos os componentes se comunicam via Wi-fi, então a “central” desse sistema de automação é a própria rede Wi-fi. E como a maioria sabe, o Wi-Fi é um sinal sem fio, então não é preciso de um monte de cabos ligando os componentes em uma central.

É só alimentar os componentes com fase e neutro ou fase e fase, de acordo com a sua instalação, e o Wi-fi fará todo o resto.

Preço da automação

Sempre que uma nova tecnologia é lançada, ela tem um valor alto, pois é uma novidade e não tem no mercado ainda tanta demanda.

A automação já é uma demanda real para as instalações elétricas, e a tecnologia da automação já está mais acessível, com algumas linhas do mercado. Uma vantagem dessas linhas é que você pode ir instalando elas aos poucos, de forma modular, e elas têm um preço super acessível.

Automação Residencial, novidades e instalação!

Módulos de automação separados e controlados por Wi-Fi.

Isso faz com que o valor inicial seja diluído e seja mais acessível financeiramente.

Bom, com os três problemas da automação resolvidos, vamos para a parte prática.

Instalação do Interruptor Interno

Na instalação do interruptor interno no portão eletrônico e também da fechadura inteligente, você deve seguir os passos abaixo para tudo dar certo!

Na placa eletrônica, o que possibilita a abertura do portão eletrônico sem ser pelo controle via rádio são esses dois bornes abaixo.

Automação Residencial, novidades e instalação!

Bornes que fazem a abertura e fechamento do portão.

Quando você fecha estes contatos entre si, a placa envia um sinal para o portão abrir ou fechar.

Antes da instalação, tinha um interruptor manual instalado no portão. E o que fizemos foi usar o interruptor interno smart para automatizar esta parte.

O interruptor interno smart tem dois bornes de alimentação e dois bornes de saída.

Automação Residencial, novidades e instalação!

Bornes de alimentação e saída do Relé Interno.

Quando alimentamos o interruptor e damos o comando de acionamento, ocorre a passagem de corrente elétrica para os contatos de saída. Lembrando que a mesma tensão de alimentação vai estar disponível na saída, então é possível alimentar uma carga.

Não podemos ligar a saída do interruptor smart diretamente nos bornes da placa do portão, é preciso fazer isso através de um relé ou mesmo um contator.

Ligação Elétrica

Nós ligamos dois cabos da alimentação da placa para a alimentação do interruptor smart. Ou seja, tanto a placa quanto o interruptor estão energizados após essa ligação.

Em seguida, ligamos os dois cabos da saída do interruptor smart e alimentamos o contator

Pronto, agora quando o interruptor smart é acionado manualmente, o contator é ligado!

A próxima etapa é ligar os dois cabos dos bornes da placa, em um contato normalmente aberto do contator. Nós ligamos os cabos do contator juntamente com os cabos do interruptor manual, que já estavam ligados. Dessa forma, você conseguirá abrir e fechar o seu portão tanto pelo celular quanto manualmente.

Pronto! A ligação elétrica já está feita, agora é só configurar o interruptor smart no aplicativo.

Configuração

Com o aplicativo do interruptor instalado no celular, basta selecionar o seu interruptor interno, confirmar a sua rede Wi-Fi e digitar a senha do seu modem. Não esqueça que a rede precisa ser 2.4GHz.

Uma outra coisa importante é que os componentes precisam estar ao alcance do sinal do wifi do seu roteador. Essa distância varia de acordo com a potência do seu roteador.

Nesta próxima etapa basta seguir as instruções de inicialização do interruptor interno que vão estar na tela. Quando o LED do interruptor estiver piscando, o aplicativo vai pedir alguma forma de confirmação, então após fazê-la, é só prosseguir.

Quando o aplicativo finalizar a instalação, provavelmente vai aparecer a opção para você renomear o dispositivo. No nosso caso, colocamos o nome portão de garagem.

Pronto! Agora o seu interruptor já está instalado e configurado, basta testar o funcionamento.

Fechadura Eletrônica

O seu portão já está automatizado, mas e a fechadura? Veja abaixo como é essa tal de fechadura eletrônica, que também se comunica via Wi-fi.

Automação Residencial, novidades e instalação!

Fechadura Eletrônica controlada por Wi-Fi!

Geralmente, ela tem quatro formas de acesso manual:

Porém, por se comunicar com o aplicativo via Wi-fi, é possível fazer muitas outras coisas, além do acesso remoto.

Pelo aplicativo é possível ver todos os alarmes e registros de acesso da fechadura. É possível gerar uma senha remota com duração de um curto período, que pode ser enviada para uma pessoa que precise entrar na sua residência. Além disso também é possível gerar senhas temporárias com outras durações que você necessitar.

A porta também pode ser destrancada pelo aplicativo, basta seguir uma sequência de comandos na fechadura que aparecerá uma notificação no celular. Essa sequência varia de acordo com o fabricante e vem nas instruções.

É possível fazer várias automações utilizando o aplicativo. Uma delas é configurar uma lâmpada para acender quando a campainha é tocada na fechadura. Esse tipo de automação pode até parecer simples, mas é uma possibilidade de acessibilidade para pessoas surdas por exemplo.

Gostou da área de automação residencial? Então você vai gostar muito dessa outra automação que vamos mostrar no vídeo abaixo do Mundo da Elétrica. Vale muito a pena assistir!

E aí, qual automação dessas você faria com o seu interruptor interno e a sua fechadura eletrônica? Compartilhe o artigo junto com a sua resposta!

Esperamos que tenha gostado desse artigo, e continue nos acompanhando se quiser sempre ter algo novo para aprender com o Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário