Sensor de presença para lâmpadas

Com o alto preço da energia no país é sempre necessário buscar novas formas de economizar. Pensando nisso, separamos um guia completo sobre um grande aliado para economizar energia, o sensor de presença para lâmpadas. Então, vamos lá pessoal!

Como foi dito anteriormente, a maior vantagem do sensor de presença para lâmpadas é a economia de energia, uma vez que ele evita lâmpadas acesas desnecessariamente.

Além disso, os sensores de presença podem ser utilizados para garantir maior segurança quando instalados em entradas de casas, portarias e garagens, pois assim que detectam o movimento, acendem as lâmpadas aumentando a atenção dos moradores.

Leia também

Mas como esses sensores de presença operam? Confira abaixo uma explicação sobre o funcionamento do sensor de presença!

Funcionamento dos sensores

Apenas relembrando, um sensor é um dispositivo eletrônico que consegue detectar a presença de materiais, corpos, objetos e até mesmo, variações no próprio ambiente como a luz, calor, movimento, umidade e pressão.

No momento que o sensor detecta algo, a sua saída responde por meio de um sinal elétrico (fecha um contato), que de acordo com a lógica do circuito que você montar, pode ligar ou desligar algum equipamento de um determinado local.

Os sensores de presença detectam a presença das pessoas através do calor emitido pelos movimentos por meio do infravermelho. Esses dispositivos conseguem captar a variação térmica, sendo calibrados de acordo com a temperatura das pessoas, de 35º a 38º graus Celsius.

Com isso, quando uma pessoa entra em um ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha que dispara um alarme no equipamento, acionando a lâmpada. Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam as lâmpadas.

A maiorias dos sensores de presença conseguem monitorar uma área de até 6 metros e com uma abertura de 120º, variando de fabricante para fabricante. Geralmente o tempo de desligamento após a detecção do movimento é de 1 minuto, podendo ser alterado.

Os sensores de presença geralmente são instalados no teto, próximos às lâmpadas e lustres, mas podem também ser colocados nas paredes. Veja na imagem abaixo um exemplo sensor de presença para lâmpadas.

Funcionamento dos sensores.

Sensor de presença para lâmpadas.

Como instalar sensor de presença?

Para realizar a instalação do sensor é necessário que a energia elétrica esteja desligada. Certifique-se que todas as conexões estejam firmes e isoladas, além de tomar muito cuidado para não exceder o limite de potência especificado pelo fabricante do equipamento.

Depois de instalado, em seu primeiro uso o sensor demora entre 3 e 5 minutos para apagar a lâmpada, pois é o tempo gasto para configuração interna do equipamento. Depois disso, passará a funcionar sempre de acordo com o tempo ajustado.

Os sensores ainda podem ser utilizados sem nenhuma modificação no projeto elétrico de uma casa ou um prédio. Para escolher o sensor ideal, é essencial optar pela compra de uma marca confiável.

A sensibilidade e o funcionamento dos sensores varia muito! Portanto, avalie qual é o mais apropriado para cada situação, porque um equipamento para um corredor de um prédio não é o mesmo instalado na garagem.

A disponibilidade do circuito também é um fator que decide o tipo de sensor a escolher. Os sensores de presença podem ser utilizados em qualquer tipo de lâmpada, por exemplo:

Contudo, as lâmpadas LED são a melhor pedida, já que em geral possuem tecnologia mais avançada, resistem à frequência com que são acendidas e apagadas, garantindo maior durabilidade e um melhor investimento. Geralmente, elas são bivolts podendo ser alimentados por tensão de 127 ou 220V.

Caso não haja possibilidade de fazer a instalação do sensor com o circuito elétrico, existe a possibilidade de usar o soquete com sensor de presença, que não exige nenhuma instalação no circuito, ou seja, basta ter um ponto de iluminação e um receptáculo para lâmpada.

Se você deseja aprender sobre sensor de lâmpada inteligente, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário