O eletroduto pega fogo em caso de curto-circuito nos cabos? Qual o risco de ocorrer um curto-circuito dentro do eletroduto? O Mundo da Elétrica testa na prática os eletrodutos com cabos em curto-circuito, para tirar de vez todas as suas dúvidas.

Os eletrodutos são partes importantes da infraestrutura de uma da instalação elétrica, mesmo que não precisem de eletricidade, os eletrodutos têm a função de armazenar os cabos pelas paredes, piso e teto da construção civil, protegendo os cabos contra as intempéries. As intempéries são condições desfavoráveis que o cabo pode estar exposto caso não estejam passando no eletroduto.

Todos os materiais que tenham contato com os cabos elétricos devem ser fabricados com material que não propaga chamas, no item 5.2.2.2.3 da NBR 5410 trata exatamente disso, este é apenas um dos itens que aborda o assunto. No trecho do item  5.2.2.2.3 fala que: “os condutos que não sejam metálicos ou de outro material incombustível devem ser não-propagantes de chama.” Então por norma é obrigatório os eletrodutos não propagarem chamas.

Eletroduto pega fogo?

Fizemos um quiz no Instagram do Mundo da Elétrica, perguntando aos eletricistas se o eletroduto pega fogo quando um cabo entra em curto-circuito e a resposta foi, 60% acham que pega fogo e 40% acham que não.

Para esclarecer essa dúvida vamos realizar um teste na prática para ver o que acontece com o eletroduto. Em nosso teste passamos um cabo de 6mm² dentro de um eletroduto de PVC, que é o tipo de eletroduto mais utilizado em casas, pelo seu preço relativamente barato.

O cabo que é responsável por conduzir energia elétrica, vai ter as pontas ligadas à um transformador de potência, capaz de fornecer 300A, que causa um curto circuito no cabo. O transformador de potência (TP) muda os valores de tensão e corrente, mas não o valor da potência elétrica, ou seja, se entra 100 watts na saída deve ter o mesmo valor.

Ao energizar no transformador o cabo aquece a ponto de incandescer e nas extremidades do eletroduto começa a sair muita fumaça. Em seguida o eletroduto começou a derreter e por mais que a temperatura aumente bastante, o eletroduto não pega fogo, mostrando que não é propagador de chamas, seguindo exatamente a norma.

Todos os materiais que tenham contato com os cabos elétricos devem ser fabricados com material que não propaga chamas.

Teste do eletroduto em caso de curto-circuito nos cabos.

Então, quando olhamos novamente a resposta dos eletricistas do Instagram, podemos ver que a maioria dos profissionais do Mundo da elétrica erraram a resposta da enquete. Isso é muito preocupante pois o dever de um bom profissional é garantir a segurança da sua instalação elétrica.

Pessoal, para diminuir a chance de ocorrer um incêndio em caso de curto-circuito é importante conhecer e usar materiais que não sejam propagadores de chamas. Outro material muito importante na instalação elétrica que não deve propagar chamas é o cabo elétrico. Neste vídeo do Mundo da Elétrica falamos da importância de utilizar cabo elétrico não propagador de chamas e mostramos a diferença entre um cabo conforme a norma e outro fora de norma.

O Mundo da Elétrica já fez vários testes e experimentos no canal e nos artigos. Testamos por exemplo um fio rígido e cabo flexível em curto circuito. Fizemos testes para descobrir se a resistência do chuveiro pega fogo. Se você tem uma ideia incrível para testarmos, já manda nos comentários que nós vamos escolher as melhores para mostrar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)