Poste de luz, quando e por que devem ser trocados?

Escrito na categoria "Curiosidades da eletricidade" por Henrique Mattede.

Você sabe como são trocados os postes na sua cidade? E lá no Canadá? Provavelmente não. Neste artigo do Mundo da Elétrica nós vamos falar exatamente disso, sobre a troca de postes no Canadá. Então, vamos lá pessoal!

Províncias e Informações sobre os Postes

Como sabemos, o Brasil é dividido em 26 estados, com suas capitais e centenas de cidades. Já o Canadá é dividido em províncias, a província em que o nosso colaborador do Mundo da Elétrica reside é a província de British Columbia, cuja concessionária de energia é a BC Hydro.

No site da BC Hydro tem várias informações interessantes sobre a troca dos postes, e nós achamos que seria legal compartilhar essas informações com os nossos leitores!

Troca de Poste no Canadá, como acontece?

Províncias localizadas no Canadá!

Para começar, existem 1 milhão de postes em toda a província. Tanto postes de madeira quanto de concreto, isto é, considerando os postes de transmissão e distribuição de energia como um todo.

Em média, cada poste dura de 30 a 50 anos, dependendo de vários fatores. E só de postes que estão no fim da vida útil, são trocados 13 mil por ano! Além disso, outros 6 mil postes são trocados por outros motivos como por exemplo, melhorias no sistema ou danos causados pela natureza, e há também outros motivos para trocar um poste, como o vandalismo.

Pode não parecer muito, mas é necessário trocar 52 postes todos os dias! Existem postes que têm redes de comunicação, cabos para alimentar os ônibus do transporte público e obviamente, a distribuição de energia. Geralmente, tem muita infraestrutura que depende dos postes.

Planejamento para Obras e Interdições

Uma linha de ônibus no Canadá, não é simplesmente desativada sem o devido planejamento prévio para a troca dos postes. A questão é que, para evitar interrupções e prejuízos financeiros maiores, as trocas de postes são feitas preferencialmente nos fins de semana!

Cada vez que se para o trânsito para a troca de um poste, a cidade leva prejuízo já que as pessoas que deixam de trabalhar! A concessionária de energia leva isto em consideração, determinando os horários em conjunto com a prefeitura de forma a minimizar esse impacto.

Acontecem muitas obras na cidade, todo dia tem alguma coisa sendo consertada ou construída. O trânsito de uma via importante é parado pouquíssimas vezes por causa de manutenções elétricas, e tudo isso acontece por causa do bom planejamento que é feito.

Troca de Poste no Canadá, como acontece?

Manutenção de Poste na rua.

Em uma rua normal os cabos de distribuição e transmissão não ficam aparentes, ou seja, eles ficam na parte subterrânea. Somente os transformadores e os cabos de alimentação ficam expostos.

Essa organização evita muitos acidentes com postes e além disso, é fácil interditar estas ruas para manutenção, praticamente não atrapalha em nada o trânsito!

Um dos fatos mais interessantes é o quanto os canadenses se importam com a escolas. No Brasil é fácil perder as contas de quantas vezes os alunos são liberados mais cedo na escola ou faculdade devido à falta de energia.

A concessionária no Canadá procura fazer as manutenções programadas, evitando desligar a energia no horário das aulas. Isso porque cada hora a mais que uma criança estuda é um passo a mais para o país como um todo no futuro.

Recomendação para as Quedas de Energia

Eles também têm uma recomendação para a população geral com relação às quedas de energia, e certamente isto pode ser seguido na sua casa também!

É recomendado desligar as suas lâmpadas, aquecedores, eletrodomésticos e eletrônicos, para protegê-los quando houver uma queda de energia. E da mesma forma, tem outra recomendação para o momento em que a energia for religada.

Pela primeira hora após o religamento da energia, somente deve-se ligar os equipamentos que forem estritamente necessários, para dar tempo do sistema elétrico se estabilizar.

Isso depende do motivo pelo qual a energia foi interrompida, mas por via das dúvidas é uma recomendação segura a se seguir. A população do Brasil é 5 vezes maior do que a do Canadá, e os números da concessionária de energia na sua região devem ser ainda maiores!

A quantidade de trabalho que as concessionárias têm no Brasil é certamente muito maior. Mas você sabe como essas concessionárias levam a energia até a sua casa? Se não sabe, assista o vídeo abaixo para aprender sobre o SEP!

E aí, quantos postes você acha que existem em seu estado? Compartilhe este artigo juntamente com a sua opinião! Se quiser continuar aprendendo elétrica é só acessar outros artigos do nosso site. Se quiser ver um conteúdo exclusivo, nos siga nas nossas redes sociais!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário