Canaletas – vantagens e onde usar!

Você já conhece a canaleta para esconder fios? Separamos nesse artigo um guia completo sobre onde usar e as principais vantagens das canaletas elétricas. Então, vamos lá pessoal!

As canaletas são como os eletrodutos de sobrepor, que são responsáveis por proteger os cabos contra danos externos e armazenar condutores elétricos isolados.

Porém, diferente dos eletrodutos de sobrepor, as canaletas são esteticamente mais bonitas e realizam acabamento para os cabos que por algum motivo têm que ficar expostos.

Os principais tipos de canaletas são as canaletas de PVC, as canaletas de chapas metálicas pintadas ou galvanizadas e as canaletas de alumínio, também pintadas ou naturais.

Leia também

As canaletas de PVC são mais populares e utilizadas, porém, as canaletas metálicas ou de alumínio são mais duráveis, seguras e recomendadas.

Vale lembrar que algumas canaletas feitas de PVC oferecem mais durabilidade, resistência e proteção anti-chamas.

Além de saber os principais tipos de canaletas, o(a) profissional precisa ficar atento(a) à questão dos formatos, o que popularmente chamamos de condutos. Em suma, eles podem ser abertos e fechados.

No caso das canaletas abertas, existem os seguintes modelos:

Quanto às canaletas fechadas, são esses modelos os mais comuns:

Na imagem abaixo, é possível ver alguns exemplos de canaletas de PVC para fios.

Canaleta para esconder fios.

Canaletas de PVC para fios.

É importante ressaltar que todos os modelos de canaleta para fios devem estar de acordo com a regulamentação exigida na norma ABNT NBR 5410.

Ela também detalha fatores de segurança para pessoas e animais, além de recomendações de conservação dos equipamentos. Outras informações interessantes da NBR 5410 dizem respeito a coisas como:

A canaleta industrial foi desenvolvida como solução para instalações elétricas em painéis de comando, quadros de distribuição ou circuitos industriais, protegendo e acondicionando os cabos.

Onde usar as canaletas?

Tijolos expostos, cimento queimado e dutos à mostra, essas são apenas algumas das marcas registradas do design industrial, um estilo de decoração contemporâneo que preza pela simplicidade e praticidade.

Com o seu visual moderno, ele cria ambientes que fogem à regra, podendo ser aplicado em casas, apartamentos e em espaços comerciais.

Deixar as instalações elétricas e de dados à mostra, facilita mudanças no layout do ambiente, dispensando o quebra-quebra, além de simplificar o acesso à infraestrutura de condutores para a realização de manutenções na rede.

Essa é uma solução amplamente empregada em espaços industriais!

Nas áreas comerciais e residenciais, é também uma opção que confere personalidade ao projeto de interiores, dando um ar industrial que combina muito com materiais mais rústicos, como cimento queimado e tijolo aparente.

Além de servirem ao propósito da decoração complementando o visual industrial, as instalações elétricas aparentes trazem uma série de facilidades para o projeto arquitetônico, como flexibilidade na implementação do projeto elétrico e a agilidade na execução da instalação.

Vantagens das canaletas

Podemos destacar as seguintes vantagens de utilizar canaletas:

Que tal aprender como realizar a instalação de canaletas de PVC? Recomendamos que assista o vídeo abaixo e não se esqueça de deixar um gostei!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha uma sugestão, manda para gente nos comentários abaixo e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário