O que é luximetria? Características e aplicações!

Você sabe o que é luximetria? Sabe quais são as suas características? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre esse conceito. Então, vamos lá pessoal!

Existem diversos estudos feitos para garantir a melhor iluminação dentro dos projetos luminotécnicos. Dentre eles, a iluminância e a luminância são dois pontos importantes a serem tratados, pois estão intimamente ligados aos projetos e são essenciais para o conforto visual do seu ambiente.

Luminância

A luminância é a medição da quantidade de emissão de luz, que passa através ou é refletida em uma determinada superfície e em um certo ângulo. Além disso, ela indica também o quanto de energia luminosa pode ser percebida pelo olho humano, auxiliando no conforto visual.

Quando observamos alguma superfície que está sendo iluminada, ela pode refletir luz em várias áreas que são visíveis aos olhos.

Essa luminância é de extrema importância para que um projeto luminotécnico esteja correto, e o seu cálculo é feito para que seja possível aplicar a iluminação necessária para diversas situações.

A iluminação pública, por exemplo, é feita para que o condutor noturno tenha o mesmo conforto visual e segurança que um condutor dirigindo com o auxílio da luz natural. Essa informação é fornecida a partir da quantidade de luz que reflete no asfalto e que ilumina o caminho do condutor.

A luminância é quantificada com aparelhos específicos como o espectrorradiômetro, que também é conhecido como medidor de luminância ou medidor de croma.

Iluminância

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a iluminância nada mais é do que “o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para zero”.

Resumidamente, a iluminância é a quantidade de luz em um ambiente, medida em Lux! Ela representa a quantidade de luz que cai e ilumina uma determinada superfície ou área.

Ela também se relaciona com a forma como os seres humanos percebem o brilho de uma determinada área iluminada, entretanto, esses dois conceitos não significam a mesma coisa. A iluminância é o termo que descreve a medição da quantidade de luz, enquanto o brilho é representado pelas percepções do ser humano à luz.

O que é luxímetro?

A luximetria é a medida do aclaramento de um determinado local de trabalho, e para realizar essa medição, utiliza-se de um aparelho especializado chamado luxímetro.

Um luxímetro é um dispositivo capaz de realizar a medição de lux com funções de um mini amperímetro, porém, ligado a uma célula fotoelétrica.

Dessa forma, quando algum facho de luz incide sobre essa célula, é gerada uma corrente que vai carregar positivamente um semicondutor, fazendo com que a parte metálica fique carregada negativamente. Através disso, é gerada uma diferença de corrente!

O aparelho é capaz de resgatar esse valor de corrente e convertê-la para o valor equivalente em Lux, possibilitando a correção dos níveis de aclaramento.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de luxímetro digital.

Aparelho de medição de lux.

Modelo de luxímetro digital.

Esse funcionamento ocorre tanto no luxímetro digital quanto no analógico. No digital essa leitura é informada em números na tela do display, e no analógico a leitura é informada por escala graduada.

As condições de iluminação em muitos locais de trabalho são fatores decisivos para ter um bom desempenho e garantir a segurança, evitando danos à saúde ocular. Além do mais, ao cumprir as normas técnicas e os limites estipulados por lei em locais onde a alta precisão é empregada, você garante de várias formas o bem-estar dos usuários daquele ambiente!

A norma ABNT NBR 5413 fixa parâmetros e conceitos para a Iluminância de interiores, que devem ser levados em consideração para tornar os ambientes confortáveis.

Para entender melhor o que é um luxímetro e ver como usá-lo na prática, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tenha sugestões, favor deixar nos comentários e te responderemos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário