Potência elétrica! Como medir tensão e corrente ao mesmo tempo?

Você sabia que existe um multímetro capaz de medir a tensão e a corrente elétrica. Neste artigo vamos te apresentar este multímetro, além de explicar como calcular a potência elétrica na prática. Então vamos lá pessoal!

Potência elétrica

A potência elétrica é uma grandeza elétrica muito importante! Ela sempre é usada no dimensionamento de cabos, disjuntores e sistemas de proteção! Porém, é muito importante entender que o dimensionamento dos componentes de proteção e cabos é feito baseado na corrente elétrica.

Será que você já percebeu que em praticamente nenhum aparelho eletrodoméstico vem discriminada a corrente que este aparelho necessita para funcionar? Porém, você certamente já viu a indicação de potência destes equipamentos elétricos.

Como calcular a potência?

Para explicar isso eu fiz a medição do circuito usando este alicate medidor da FLUKE modelo T6-1000. Caso você não saiba, este alicate tem a capacidade de medir tensão e corrente ao mesmo tempo. Isso é uma incrível vantagem, visto que a gente precisa da tensão e corrente para definir a potência elétrica!

Multímetro x alicate amperímetro

O medidor fluke modelo T6-1000 mede tensão elétrica e corrente elétrica ao mesmo tempo!

Para usar o alicate medidor é simples! Basta selecionar a escala do Field Sense e colocar o cabo na garra do alicate amperímetro, assim como mostra a imagem abaixo! Na parte de cima do display mostra a corrente que foi medida, e em baixo onde deveria mostrar a tensão não tem nada.

Multímetro x alicate amperímetro

Detalhe da função Fiel Sense do medidor

O alicate medidor não mostra a tensão porque para que ela seja mostrada no display, é necessário que haja um ponto de aterramento. Para fazer essa medição temos duas opções!

A primeira é usar a ponta de prova preta em um ponto aterrado qualquer. E a segunda é usar o ponto de contato na parte traseira do medidor, ou seja, basta encostar seu dedo no contato que ele já faz a medição da tensão.

Como calcular potência elétrica

Detalhe do ponto de contato do medidor!

Na imagem abaixo podemos ver que neste cabo a medição mostrou 4,3A e 116V. Chegou a hora de encontrar a potência elétrica na prática! Para isso basta multiplicar os dois valores medidos, e no caso deste circuito a potência é de 498,8 Volt ampère.

Como calcular potência elétrica

Cálculo da potência elétrica de acordo com a medição de um circuito!

Quem estiver pensando que colocar o dedo no ponto de contato traseiro pode ser perigoso, saiba que este medidor tem várias proteções para o usuário! Ele é categoria 4 até 600V e categoria 3 até 1000V, o que garante a proteção contra algum surto elétrico da rede.

Outro detalhe importante é que a medição de tensão só vale para os cabos fase, pois o Field Sense necessita da referência da fase e do aterramento. Se você tentar medir a tensão no cabo de neutro nenhum valor vai ser indicado.

Como calcular potência elétrica

Amostra de como não é possível medir a tensão elétrica no neutro com este equipamento.

Este tipo de tecnologia que permite que o multímetro possa mostrar tanto a tensão elétrica, quanto corrente elétrica, facilita demais o trabalho do profissional no Mundo da Elétrica.

Desde já queremos alertar que não são todos os equipamentos de medição que fazem essa função dupla! Então tenha bastante atenção, porque o uso incorreto do seu equipamento pode causar um enorme prejuízo.

Na sequência eu vou deixar um vídeo que mostra a diferença entre multímetro e alicate amperímetro. Vale a pena assistir, porque assim você vai aprender mais sobre estes importantes equipamentos para eletricistas.

Esperamos que tenham gostado do artigo! Compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a divulgar essas importantes dicas. Caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário