Você sabia que existe um multímetro capaz de medir a tensão e a corrente elétrica. Neste artigo vamos te apresentar este multímetro, além de explicar como calcular a potência elétrica na prática. Então vamos lá pessoal!

Potência elétrica

A potência elétrica é uma grandeza elétrica muito importante! Ela sempre é usada no dimensionamento de cabos, disjuntores e sistemas de proteção! Porém, é muito importante entender que o dimensionamento dos componentes de proteção e cabos é feito baseado na corrente elétrica.

Será que você já percebeu que em praticamente nenhum aparelho eletrodoméstico vem discriminada a corrente que este aparelho necessita para funcionar? Porém, você certamente já viu a indicação de potência destes equipamentos elétricos.

Como calcular a potência?

Para explicar isso eu fiz a medição do circuito usando este alicate medidor da FLUKE modelo T6-1000. Caso você não saiba, este alicate tem a capacidade de medir tensão e corrente ao mesmo tempo. Isso é uma incrível vantagem, visto que a gente precisa da tensão e corrente para definir a potência elétrica!

Multímetro x alicate amperímetro

O medidor fluke modelo T6-1000 mede tensão elétrica e corrente elétrica ao mesmo tempo!

Para usar o alicate medidor é simples! Basta selecionar a escala do Field Sense e colocar o cabo na garra do alicate amperímetro, assim como mostra a imagem abaixo! Na parte de cima do display mostra a corrente que foi medida, e em baixo onde deveria mostrar a tensão não tem nada.

Multímetro x alicate amperímetro

Detalhe da função Fiel Sense do medidor

O alicate medidor não mostra a tensão porque para que ela seja mostrada no display, é necessário que haja um ponto de aterramento. Para fazer essa medição temos duas opções!

A primeira é usar a ponta de prova preta em um ponto aterrado qualquer. E a segunda é usar o ponto de contato na parte traseira do medidor, ou seja, basta encostar seu dedo no contato que ele já faz a medição da tensão.

Como calcular potência elétrica

Detalhe do ponto de contato do medidor!

Na imagem abaixo podemos ver que neste cabo a medição mostrou 4,3A e 116V. Chegou a hora de encontrar a potência elétrica na prática! Para isso basta multiplicar os dois valores medidos, e no caso deste circuito a potência é de 498,8 Volt ampère.

Como calcular potência elétrica

Cálculo da potência elétrica de acordo com a medição de um circuito!

Quem estiver pensando que colocar o dedo no ponto de contato traseiro pode ser perigoso, saiba que este medidor tem várias proteções para o usuário! Ele é categoria 4 até 600V e categoria 3 até 1000V, o que garante a proteção contra algum surto elétrico da rede.

Outro detalhe importante é que a medição de tensão só vale para os cabos fase, pois o Field Sense necessita da referência da fase e do aterramento. Se você tentar medir a tensão no cabo de neutro nenhum valor vai ser indicado.

Como calcular potência elétrica

Amostra de como não é possível medir a tensão elétrica no neutro com este equipamento.

Este tipo de tecnologia que permite que o multímetro possa mostrar tanto a tensão elétrica, quanto corrente elétrica, facilita demais o trabalho do profissional no Mundo da Elétrica.

Desde já queremos alertar que não são todos os equipamentos de medição que fazem essa função dupla! Então tenha bastante atenção, porque o uso incorreto do seu equipamento pode causar um enorme prejuízo.

Na sequência eu vou deixar um vídeo que mostra a diferença entre multímetro e alicate amperímetro. Vale a pena assistir, porque assim você vai aprender mais sobre estes importantes equipamentos para eletricistas.

Esperamos que tenham gostado do artigo! Compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a divulgar essas importantes dicas. Caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)