Em alguns momentos e situações, o uso de máscaras de proteção é obrigatório, porém, você conhece os tipos de máscaras de proteção? Sabe como usar corretamente? Sabe o que cada tipo de máscara protege? Neste artigo o Mundo da elétrica fala sobre isso, vamos responder essas dúvidas e ensinar sobre máscaras de proteção. Então, vamos lá pessoal!

O que é Máscara de Proteção?

A máscara de proteção é um tipo de EPI, que é a sigla usada para Equipamento de Proteção Individual.

Quando pensamos em máscara de proteção, relacionamos logo com a proteção contra vírus e bactérias, mas elas também são usadas para outros fins! Elas também protegem contra a inalação de produtos químicos, fumaças tóxicas, gases tóxicos e outros tipos de partículas.

Quais são os tipos de Máscaras de Proteção?

Tipos de máscaras de proteção.

Veja quais são os Tipos de Máscaras de Proteção!

Existem basicamente dois tipos de máscaras de proteção respiratória, as chamadas máscaras cirúrgicas e as máscaras de proteção propriamente ditas, que também são conhecidas como respiradores. Estes dois tipos de protetores têm funções diferentes e características definidas por normas distintas.

A principal diferença é que as máscaras cirúrgicas não têm certificados de aprovação CA emitidos pelo Ministério do Trabalho como todo EPI, ou seja, elas oferecem proteção, mas não são consideradas como EPI.

Com relação a eficácia, as máscaras cirúrgicas só protegem contra agentes infecciosos transmissíveis por gotículas, enquanto os respiradores também previnem a inalação de agentes infecciosos transmitidos por via aérea.

Qual o tempo de uso das máscaras? É possível higienizá-las?

As máscaras cirúrgicas são equipamentos de proteção descartáveis. Já os respiradores podem ser tanto descartáveis quanto reutilizáveis e higienizados. No caso dos respiradores filtrantes, é possível substituir o filtro quando este estiver saturado.

O período de eficácia da filtração vem sempre indicado no produto ou na sua embalagem e varia em função do uso, podendo ir de três a oito horas. A maioria das máscaras de baixo preço oferecem proteção durante um período relativamente curto.

Classe de Proteção das Máscaras

Classes das máscaras de proteção.

Veja quais são as Classes das Máscaras de Proteção!

Existem duas normas que definem a classe de proteção para as máscaras de proteção, a norma Americana e a Europeia.

A norma americana classifica as máscaras com as seguintes letras:

  • Classe N: Máscaras sem resistência ao óleo. Dentro desta classe, encontramos a N95, N99 e N100.
  • Classe R: Máscaras resistentes ao óleo durante um máximo de oito horas. Subdividem se nas R95, R99 e R100.
  • Classe P: Máscaras totalmente resistentes ao óleo. As máscaras desta classe estão disponíveis com três níveis de proteção contra partículas: P95, P99 e P100.

Este número após a letra da classe representa o percentual de filtração das partículas em suspensão.

A norma Europeia tem apenas 3 classificações para as máscaras de proteção:

  • FFP1 (ou PFF1): é a classe menos filtrante das três, com filtração mínima dos aerossóis de 80%.
  • FFP2 (ou PFF2): A sua filtração mínima é de 94% dos aerossóis.
  • FFP3 (ou PFF3): A sua filtração mínima é de 99% dos aerossóis.

A máscara do tipo PFF2 é a recomendada para a proteção da maioria dos vírus e bactérias como a COVID19.

Norma para classe de proteção.

Normas Americana e Europeia para Classe de Proteção!

Tipos de Respiradores

Tipos de Respiradores e suas funções.

Veja quais são os Tipos de Respiradores!

Existem alguns tipos de respiradores e cada um tem uma utilização distinta.

Respirador Facial

Veja as informações do respirador facial.

Respirador Facial Completo! O que protege?

O Respirador Facial é aquele equipamento que protege não só as vias respiratórias, mas o rosto inteiro do usuário. Isso se dá porque o equipamento é uma peça inteira, que contém filtro (respirador) purificador de ar, óculos de proteção e outros componentes.

Ele é geralmente utilizado nos casos de risco onde há a existência de vapores e gases extremamente tóxicos para o nosso corpo. Além disso, também se faz importante nas situações em que os contaminantes não possam entrar em contato com as mucosas do rosto do trabalhador.

Por isso, este é um equipamento eficiente para muitos segmentos como por exemplo, a indústria química, construtoras automotivas, navais, metalúrgicas, empresas de descarte de resíduos, entre outros.

Respirador Semi Facial

Veja as informações do respirador semi facial.

Respirador Semi Facial! O que protege?

O Respirador Semi Facial também pode ser utilizado nos segmentos que mencionamos no item anterior. Porém, não funciona como uma peça única!

Com este tipo de máscara o usuário deverá utilizar um óculos de proteção para garantir sua segurança completa.

Mas isso não deixa este EPI menos eficiente que o respirador facial! Entenda que o Respirador Semi Facial foi desenvolvido para que os óculos e o capacete de segurança possam ser encaixados perfeitamente nele.

Dessa forma, o trabalhador tem o mesmo conforto, ampla visão e segurança que o Respirador Facial inteiro.

Respirador ¼ Facial

Veja as informações do respirador 1/4 facial.

Respirador 1/4 Facial! O que protege?

O Respirador ¼ Facial é um equipamento ainda menor que o Semi Facial, mas nem por isso menos eficiente. Nele você tem uma peça única que permite que você adicione filtros específicos para o tipo de risco que pretende proteger.

Pode ser utilizado em diversas profissões, principalmente naquelas onde há uma possível contaminação por odores fortes. Profissões como pintores ou trabalhadores que atuam com o manuseio de tintas, vernizes, solventes etc.

As demais máscaras como por exemplo, a azul e a branca que aparecem na imagem abaixo, são consideradas respiradores sem manutenção e são todas descartáveis.

Respiradores sem manutenção.

Máscaras Descartáveis chamadas de Respiradores sem Manutenção!

Como cuidar dos Respiradores?

Os respiradores Facial, Semi Facial e 1/4 facial devem passar por limpeza/manutenção sempre!

É importante que os filtros acoplados sejam trocados com a frequência determinada pelo fabricante, para que continuem oferecendo a segurança desejada.

Além disso, as peças necessitam de uma higienização diária, principalmente na parte que entra em contato com o rosto do trabalhador. Elas podem ser lavadas com água e sabão por exemplo.

Máscaras sem manutenção devem ser descartadas sempre no fim do trabalho ou quando finalizar o tempo de utilização recomendado.

É muito importante saber usar e escolher corretamente uma máscara de proteção para garantir a segurança adequada, pois a sua segurança nunca deve ser subestimada! Para aprender mais sobre EPIs e aumentar a sua proteção, veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica sobre luvas! Ele vai te ajudar com certeza, então não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal.

Aprender é sempre importante! Se você quiser aprender muito mais sobre eletricidade, continue acessando o site do Mundo da Elétrica. Se estiver com alguma dúvida, não tenha medo de deixá-la nos comentários, vamos te responder o mais rápido possível. Nos ajude na divulgação deste artigo compartilhando nas suas redes sociais, e se quiser ver conteúdos exclusivos, nos siga nas nossas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)