Você provavelmente já ouviu falar de cursos profissionalizantes, mas sabe tudo sobre eles? Neste artigo vamos conceituar os cursos profissionalizantes, falaremos das categorias que estes cursos possuem e da importância deles atualmente, além de dar dicas de como escolher um curso profissionalizante e como achar cursos profissionalizantes gratuitos. Então, vamos lá pessoal!

O que é curso profissionalizante?

Nos dias de hoje a formação profissional é o que define um trabalhador na maioria das vezes. Essa formação não necessariamente tem que ser um curso superior, mas sim uma formação que ateste que o trabalhador sabe e é apto a realizar suas funções dentro de uma determinada profissão. E para obter tal formação, grande parte desses trabalhadores recorrem aos cursos profissionalizantes.

Um curso profissionalizante tem a função de preparar o aluno para a rápida entrada no mercado de trabalho em uma área profissional específica de alta procura. Geralmente em profissões que não necessitam de ensino superior. Os cursos profissionalizantes podem ser de muitas áreas diferentes, e por isso não iremos focar nos cursos de elétrica.

Parte dos cursos profissionalizantes podem ser feitos por alunos que ainda não terminaram o ensino médio, o que atrai pessoas em busca de uma chance para a reentrada no mercado de trabalho e jovens, que querem encontrar uma profissão para seguir ou querem entrar na área desejada.

Através da lei N°12.513, o acesso à educação e ao mercado de trabalho foi democratizado com a criação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Isso ajudou muito as pessoas de baixa renda que dificilmente teriam acesso à algum curso profissionalizante.

Cursos profissionalizantes para escolher

Cursos Profissionalizantes, quais são as categorias?

Existem três categorias dos cursos profissionalizantes que são, os cursos livres, os cursos técnicos e os cursos tecnólogos. Todas essas categorias têm duração menor que a duração de uma faculdade, geralmente a sua duração está entre 2 meses a 3 anos.

Cursos profissionalizantes: Cursos Livres

Cursos livres são os cursos de capacitação profissional, frequentado em sua maioria por pessoas que querem entrar no mercado de trabalho rapidamente. Esta categoria foca em fornecer conhecimentos práticos e dar um direcionamento para a carreira pretendida.

Existem muitas instituições que oferecem cursos gratuitos desta categoria, e a maioria não precisa do ensino médio completo para a realização de tal curso, mas algumas exigem escolaridade a partir do quinto ano do ensino fundamental.

Cursos profissionalizantes: Curso Técnico

É um curso que mescla a teoria e a prática em sua grade de ensino, de modo que o aluno adquira um conhecimento considerável em diversas áreas da sua profissão.

Esta categoria tem duração de 18 a 24 meses. Apesar de não ser tão rápido quanto os cursos livres, também foca em uma rápida inserção no mercado de trabalho ou uma requalificação para quem já trabalha na área.

Pode ser feito após o ensino médio ou juntamente com ele, porém é necessário o diploma do ensino médio para concluir o curso e receber o certificado do título de técnico.

Cursos profissionalizantes: Curso Tecnólogo

O Curso superior de tecnologia mais conhecido como curso tecnólogo, é um curso considerado como uma graduação. Com duração entre 2 e 3 anos, este curso tem sido uma opção em potencial para quem está à procura de uma faculdade, pois o seu ensino é similar e a sua duração é menor.

Como tem o mesmo nível de uma faculdade, o tecnólogo recebe um diploma de ensino superior que é valorizado em todo território nacional. O ensino do curso tecnólogo é voltado para o ensino superior, porém com foco no mercado de trabalho. O curso prepara os alunos para situações do dia a dia do trabalho na área destinada.

Cursos profissionalizantes à distância

Um método de ensino que muitos alunos de cursos profissionalizantes estão levando em consideração é o curso online. O ensino à distância vem ganhando reconhecimento e evoluindo em uma velocidade surpreendente, juntamente com o avanço da tecnologia.

Além de muitas outras vantagens, esse ensino possibilita ao aluno escolher o horário e o local mais oportuno para estudar, o que é o principal fator que está levando-o ao sucesso. O conforto e a flexibilidade no estudo ajuda muito alunos que trabalham e não conseguem ir até uma faculdade para fazer aulas presenciais.

Este método pode ser realizado nas três categorias de curso profissionalizante, nos cursos livres, técnicos e tecnólogos por EAD. Ao alcançar a conclusão do curso o aluno recebe um certificado equivalente ao do curso presencial.

Como escolher um curso profissionalizante?

Há muitas dúvidas na hora de escolher um curso profissionalizante, e para isso iremos falar sobre alguns critérios de escolha.

Cursos Gratuitos

A grande busca dos alunos é por cursos profissionalizantes gratuitos, mas mesmo para cursos gratuitos deve-se analisar os aspectos do curso oferecido, Veja se a instituição é reconhecida e oferece um ensino de qualidade.

Você pode procurar cursos profissionalizantes gratuitos em programas de acessibilidade como o Pronatec, o senac e o senai, ou em instituições sociais de ensino profissionalizante.

Avaliação no MEC

Os cursos livres não possuem avaliação no MEC (Ministério da Educação), mas os cursos técnicos e tecnólogos sim e essa avaliação é um critério de suma importância na escolha do curso pretendido.

O MEC avalia todos os anos a qualidade de instituições de ensino superior, institutos federais e faculdades. Essa avaliação é analisada com base em três componentes: a instituição, o desempenho dos alunos e os cursos. Com essa análise se dá a avaliação da instituição, então antes de escolher onde fazer o curso, veja se a instituição é reconhecida pelo MEC.

Como exemplo de uma categoria, veja o vídeo abaixo sobre curso técnico em eletrotécnica no canal Mundo da Elétrica.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos responder. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica e fique por dentro de diversos assuntos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)