Gastar menos com energia elétrica é o sonho ideal! Afinal, todo mundo está em busca de conseguir reduzir o seu consumo de energia elétrica. Uma excelente forma de economizar energia elétrica é entender quais são os equipamentos em sua casa que estão gastando mais energia elétrica e quais são os momentos de maior gasto.

Foi pesquisando e pensando justamente nisso, que o Mundo da Elétrica vai falar e explicar como economizar energia com um monitor de energia, que como diz em seu nome, é um aparelho que monitora a energia elétrica.

Como monitorar o consumo de energia elétrica

Cada eletrodoméstico e eletroeletrônico tem um perfil de consumo diferente, ou seja, eles são ligados em horários diferentes. O monitor ou economizador de energia consegue identificar esses padrões/perfis e mostrar o que está consumindo mais energia elétrica na sua residência.

Esse “economizador de energia” faz o monitoramento da energia e consegue mostrar os resultados através de um aplicativo. Ele mostra os gráficos de consumo da sua residência, e dessa forma fica possível identificar o ponto onde está o maior gasto de energia.

O gráfico também pode mostrar a frequência do consumo da instalação, os horários de maior e menor consumo, tornando a tomada de decisões sobre a economia de energia muito mais fácil!

Um kit convencional deste monitor de energia pode contar com 4 peças! O aparelho principal, o cabo de alimentação, os TCs para medição no QDC e um plug para automatizar uma carga.

Conjunto de aparelhos que formam o kit do economizador de energia.

Kit do Monitor de Energia!

Como vejo o monitoramento

Esse monitor/economizador de energia se comunica com a rede wifi e lhe fornece todas as informações do consumo da sua instalação no aplicativo, em qualquer lugar que disponibilize tal rede wifi.

Na tela inicial do aplicativo, é possível ver o consumo em tempo real da instalação (círculo cinza escrito live). Também podemos ver o consumo mínimo da instalação, o consumo stand by e todos os aparelhos que ficam ligados durante muito tempo (círculo azul escrito always).

Além disso, também é possível ter a leitura da medição da geração de energia renovável, seja solar ou eólica (círculo verde escrito live).

No aplicativo também é possível analisar o histórico através de gráficos e ver por exemplo, qual foi o momento do dia que houve o maior consumo de energia, ou analisar a quantidade de energia solar gerada em comparação com a energia consumida.

Aplicativo ligado ao monitor de energia.

Aplicativo de monitoramento da sua energia.

Com os dados do consumo mínimo e stand by é possível saber por exemplo, se a sua instalação tem algum tipo de fuga, quando o consumo mínimo for alto em relação aos aparelhos utilizados na instalação.

Aqui na instalação do Mundo da Elétrica, o nosso consumo mínimo é de aproximadamente 1,37KWh, se algum dia for notado um valor muito acima, possivelmente vai significar que há algum tipo de fuga na instalação.

Como instalar Monitor de Energia?

A instalação desse economizador de energia é bem simples! Fisicamente, é só ligar na tomada e conectar os TCs no cabo principal da instalação. Ele pode ser usado em instalações monofásicas, bifásicas ou trifásicas, e todas as suas outras configurações são feitas no aplicativo.

Como instalar economizador de energia.

O processo de instalação do Monitor de Energia não é difícil!

Plugues e Programações

Os plugues são relés que são utilizados para automatizar cargas, no caso das cargas de maior potência, é possível usar um plugue para ligar um contator. Podem ser programados diversos plugues diferentes para um mesmo monitor de energia!

Existe uma grande quantidade de programações que podem ser feitas nos plugues, por exemplo, ligar ou desligar aparelhos e circuitos em horários específicos. Uma programação muito útil e legal, é a definição de uma área de distância da sua instalação!

Essa programação faz com que ao entrar nessa área, um aparelho conectado ao plugue seja ligado ou desligado. Ligar um ar condicionado quando você estiver a uma certa distância da sua casa é um exemplo desta programação. O monitor reconhece a sua aproximação através do GPS do seu celular.

Área da distância que o GPS do Monitor de energia atua.

Essa programação liga aparelhos quando você entrar no raio de atuação do Economizador de Energia!

Fizemos um teste com esse monitorador aqui no Mundo da Elétrica. Mesmo tendo poucas cargas, já temos dados para analisar e ver onde podemos economizar.

Podemos também, compartilhar as informações da instalação com outras pessoas que tenham o aplicativo. Por exemplo, essa instalação maior que tem geração solar e outras informações consolidadas sobre os aparelhos ligados.

Este gráfico que aparece na imagem abaixo, é da instalação maior que foi compartilhada conosco. Com esse gráfico é possível analisar o histórico e ver por exemplo, em qual momento do dia houve maior consumo, ou analisar a quantidade de energia solar gerada em comparação com a energia consumida. Todas essas informações ficam disponíveis o tempo todo no aplicativo.

Resultado do monitoramento da energia de uma instalação.

Monitoramento da energia, histórico do monitoramento e aparelhos reconhecidos pelo Monitor de Energia.

Depois de um tempo de aprendizado dos padrões da sua instalação, os monitores conseguem identificar qual aparelho foi ligado em determinada hora do dia e quantas vezes isso aconteceu.

Quando o aparelho é ligado, ele gera um ruído diferente na rede elétrica e é como se fosse o seu DNA. O monitor de energia percebe esses ruídos e com o tempo consegue identificar qual aparelho foi ligado.

Na imagem abaixo temos os dados de uma geladeira, é possível ver quantas vezes o compressor foi ligado e com que frequência isso aconteceu. Neste dia ela foi ligada 35 vezes, se olharmos durante a semana foram 246 vezes e durante o mês foram 1054 vezes. A diferença de tonalidade no verde indica em qual período a geladeira foi ligada mais vezes, quanto mais escuro o verde mais vezes ela foi ligada.

Número de vezes em que a geladeira foi ligada.

Dados do monitoramento de uma Geladeira!

Quando o profissional do Mundo da Elétrica conhece este aparelho e tecnologia, certamente é um grande diferencial que pode ser apresentado como solução para os clientes. Todas essas informações que o aplicativo fornece ajudam a tomar decisões para economizar energia.

Além desta tecnologia apresentada no artigo, também existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de economizar energia. Para conhecer essas dicas, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica!

Nos ajude na divulgação deste artigo se você tiver gostado, nos siga nas nossas redes sociais para ver muito conteúdo exclusivo! Se tiver ficado alguma dúvida, é só comentar aqui e iremos te responderemos. Não deixe de acessar outro artigo, você vai aprender muito estudando com eles!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)