Alicate de pressão para eletricista? Veja essa incrível dica!

Escrito na categoria "Curiosidades da eletricidade" por Henrique Mattede.

Você sabia que o alicate de pressão tem um macete muito útil para o trabalho do eletricista? Sabe como usar corretamente um alicate de pressão? Será que ele é indispensável na caixa de ferramenta do eletricista? Bem, é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje do Mundo da Elétrica, além de dar uma grande dica para você. Então, vamos lá pessoal!

Tipos de Alicate de Pressão

Entre os diversos tipos de alicates, sem dúvidas o alicate de pressão é um dos alicates que nós achamos mais legal! Afinal, este alicate pode ajudar muito na hora de solucionar alguns problemas.

Como o seu próprio nome já diz, ele é um alicate utilizado para fazer pressão! Caso você não saiba, existem vários tipos de alicates de pressão, como por exemplo:

Além disso, dentre esses tipos de alicates de pressão, também existem diversas variações e aplicações bem específicas!

Alicate de Pressão: Você conhece?

Tipos de Alicates de Pressão!

Mas pode ficar tranquilo, porque para a dica que nós vamos passar você só vai precisar de um modelo mais simples, que encontramos facilmente em qualquer loja de ferramentas.

Alicate de pressão: Funcionamento

Este alicate de pressão abaixo tem um sistema mecânico e de mola que torna possível prender vários tipos de peças, apenas fazendo pressão nelas.

Alicate de Pressão: Você conhece?

Alicate de Pressão mais comum.

O funcionamento dele é bem simples! Por causa de um parafuso na sua parte inferior, é possível regular o bico do alicate, o que é muito útil em peças de tamanhos variados.

Em peças mais finas é só apertar o parafuso para ele fechar o bico do alicate, e se precisar abrir para peças maiores, é só afrouxar o parafuso!

Quando o alicate de pressão é acionado, ele prende, trava e não solta. E essa é a sua principal característica, que auxilia na fixação das peças para cortar, lixar e muito mais!

Agora, para soltar a peça é ainda mais fácil! Basta apertar um gatilho que ele libera a pressão na peça e abre o alicate.

Alicate de Pressão: Você conhece?

Gatilho que destrava o Alicate de Pressão!

Alicate de Pressão: Dica de Uso

Muitas pessoas podem se perguntar: como esse alicate é usado no serviço do eletricista no dia a dia? Contudo, ele pode ser mais útil do que pensam.

Imagine uma situação em que o fio é muito curto dentro da caixa de passagem, como você iria tirá-lo para trocar ou realizar manutenção? É importante lembrar que nem sempre o fio vai estar livre, principalmente em instalações mais antigas!

Uma provável resposta seria com o uso do alicate universal, e é até verdade. Porém, com o alicate universal é preciso fazer muita força, tanto para prender o cabo quanto para puxá-lo. Já com o alicate de pressão, só é preciso prender o alicate no cabo e então puxá-lo, fazendo bem menos força desse jeito.

Mas atenção, lembre-se de verificar se o cabo não está energizado, pois este alicate geralmente não possui isolação! Agora que você já sabe dessa dica, não precisa ficar fazendo força a mais para resolver problemas como este.

Alicate de Pressão: Você conhece?

Dica de aplicação do Alicate de Pressão!

Aproveitando que estamos falando de problemas nas instalações elétricas, você já teve problemas com a instalação de tomadas e interruptores na sua casa, comércio ou indústria? Por exemplo, conjunto torto, placa irregular e outros, podem ser bem estressantes, danificando até a estética do ambiente.

Para te ajudar com esses problemas, fizemos um vídeo no canal Mundo da Elétrica mostrando as soluções para alguns problemas que acontecem na instalação de interruptores e tomadas. É só assistir para aprender como solucionar esses problemas!

Se tiver gostado do artigo e do vídeo, compartilhe-os nas suas redes sociais para nos ajudar. Ficou ainda alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e vamos te ajudar com o assunto!

E se quiser ver ainda mais conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica, basta nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando o nosso site!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário