Aplicações do relé temporizador!

Existem diversos dispositivos que facilitam na hora de executar os comandos elétricos e conhecê-los é essencial! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre as aplicações do relé temporizador. Então, vamos lá pessoal!

O que é relé temporizador?

O relé temporizador, também conhecido como timer ou relé de tempo, pode ser definido como um dispositivo que é capaz de fazer processos de comutação através da passagem do tempo. Além do mais, o relé temporizador possui contatos auxiliares.

Os relés temporizadores são usados em ampla escala nas áreas industriais, tanto em processos produtivos microprocessados quanto em processos produtivos com eletrônica convencional. Além disso, são muito utilizados em circuitos que necessitam de atuação precisa após um determinado tempo, como partidas sequenciais de motores ou outras máquinas que não podem ser ligadas ao mesmo tempo.

Tipos de Relés Temporizadores

Existem alguns tipos de relés temporizadores, dos quais podemos citar:

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de relé temporizador.

Aplicações do relé temporizador.

Imagem de um relé temporizador.

Funções e aplicações

Para entender as aplicações e as especificações de um relé de tempo é essencial compreender quais funções ele possui.

Apesar dessas funções variarem de fabricante para fabricante, o Mundo da Elétrica separou as principais para te ajudar!

Retardo na energização

O temporizador inicia uma contagem de tempo imediatamente quando alimentada sua bobina, porém o seu contato (saída) só é acionado após o tempo determinado, desta maneira existe um retardo na energização do dispositivo ao qual o temporizador irá acionar.

Piscar / Cíclico

O temporizador liga e desliga intermitente de acordo com o tempo pré-definido, em ciclos de liga e desliga iguais, como um pisca-pisca, está função comumente necessita de um pulso de start, quando se remove o pulso de start o temporizador para automaticamente a contagem dos ciclos.

Piscar / Cíclico

Idêntica a função acima, porém, o temporizador terminará o último ciclo, completando o tempo restante e, logo após, sua operação é finalizada caso o pulso de start seja interrompido antes da contagem de um dos ciclos.

Disparo Único

Nessa função o temporizador conta o tempo pré-determinado e após isto interrompe a saída.

Disparo Único Subida de borda

Muito parecido com a função disparo único, porém o disparo (acionamento da saída) acontece no momento exato em que o start é acionado. Nessa função, o temporizador atua imediatamente com o pulso de start.

Disparo Único Queda de borda

Muito parecido com a função disparo único, porém o disparo (acionamento da saída) acontece no momento exato em que o start é removido. Nessa função, o temporizador atua imediatamente quando o pulso de start é removido.

Retardo na desenergização

O relé ou a saída do temporizador é acionada imediatamente quando o pulso de start é acionado, porém estando o temporizador ainda alimentado, quando o pulso de start é retirado o temporizador inicia sua contagem e finaliza sua operação ao final do tempo pré-determinado.

Comutação de impulso

Nessa função o temporizador se comporta como um relé step, ou relé de memória. Quando recebe um pulso o temporizador liga e permanece ligado até que recebe um pulso de desliga. Em muitos casos é recomendado o uso de relé de remanência magnética.

Minuteria

Tipicamente utilizado em prédios e halls para acionamento de iluminação é uma função, na qual o timer recebe um pulso e aciona lâmpadas por um tempo pré-determinado.

Benefícios do relé de tempo

O principal mecanismo de funcionamento desse componente é a alimentação pela energia da rede e o estado dos contatos são alterados conforme a programação pré-estabelecida.

O relé de tempo também pode apresentar multifunções, além de diferentes escalas e ainda diversos intervalos de tempo ou alimentação.

A aplicação de relé de tempo geralmente é feita para acionamento de cargas, válvulas, ou qualquer temporização que necessite ser feita em qualquer equipamento.

Além disso, ele também é usado na ligação de motores de estrela para triângulo, padronização de sinais para CLP’s, chaves compensadoras, quadros de comando, aplicações no sincronismo industrial e sistemas de automação.

O relé de tempo é aplicado comumente em muitos casos, as suas principais vantagens são:

Quer aprender mais sobre o relé temporizador? Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e deixe um like!

Compartilhe esse artigo e nos acompanhe nas rede sociais para aprender ainda mais! Ficou alguma dúvida ou tem sugestões? Deixe nos comentários abaixo e iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário