Disjuntor para chuveiro 220V – Dicas de como escolher!

Um equipamento que provavelmente você tem na sua casa é o chuveiro elétrico, e entender qual disjuntor utilizar para ligá-lo é imprescindível! Para te ajudar nesse assunto, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Então, vamos lá pessoal!

O chuveiro elétrico é um dispositivo que funciona transferindo o calor gerado por uma resistência elétrica para a água do encanamento. Em geral, os chuveiros elétricos são equipamentos que possuem potência elétrica muito alta e por isso, precisam de dispositivos de proteção que garantam a integridade e segurança do circuito elétrico e das pessoas que o utilizam.

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem como função principal proteger as instalações elétricas, e que é essencial em circuitos com chuveiro. O disjuntor DIN e NEMA são os mais utilizados nas instalações elétricas residenciais!

O diferencial do minidisjuntor DIN são as curvas, que é um recurso não disponível no disjuntor NEMA! Por esse e outros motivos, o DIN está ganhando o mercado! As curvas do minidisjuntor DIN definem as aplicações dos disjuntores, ou seja, as cargas que serão ligadas neles.

Entretanto, mesmo o disjuntor NEMA sendo substituído pelo DIN, ambos oferecem proteção termomagnética para sobrecarga e curto-circuito! Aprender como dimensionar um disjuntor é de extrema importância para um eletricista, e muita gente considera isso uma tarefa complicada, mas na verdade vamos usar alguns cálculos bem simples para realizar o dimensionamento do disjuntor 220V.

Potência do circuito elétrico

Para começar o dimensionamento do disjuntor, é necessário descobrir a potência do chuveiro que será instalado, o que é muito simples!

Basta olhar as especificações do chuveiro que podem estar na embalagem, na carcaça ou no manual! Caso não seja possível nenhuma das alternativas, é necessário que você busque na internet o modelo do chuveiro e as suas especificações!

Tensão do circuito elétrico

Nesse caso, consideramos uma tensão de 220V!

Também é possível instalar chuveiro na tensão de 127V, basta que nos próximos passos você considere sempre que falarmos de tensão o valor 127! Além disso, para os usuários que possuem apenas tensão de entrada de 127V, a recomendação é usar o chuveiro com potência máxima de 5.500W.

Corrente do circuito elétrico

No próprio corpo do chuveiro ou na embalagem, geralmente vem escrito qual a corrente elétrica correta. Mas caso na embalagem ou no chuveiro não informe qual o valor de corrente elétrica, é possível calcular a corrente através de uma fórmula bem simples.

Para fazer o cálculo é preciso conhecer os valores de potência e tensão elétrica do chuveiro. Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.500W por exemplo, basta dividir a potência pela tensão, usando a fórmula da potência elétrica.

Nesse caso, obteremos um valor de 25A para a corrente elétrica como pode ser visto na imagem abaixo.

Como calcular a corrente do chuveiro.

Cálculo da corrente para chuveiro 220V.

Escolhendo o disjuntor elétrico

Utilizando o valor da corrente elétrica é possível escolher qual será o melhor disjuntor! O valor de seleção para o disjuntor não pode ser menor que a corrente que passará por ele e deve ser o mais próximo possível!

De acordo com o exemplo acima e como pode ser visto na tabela da imagem abaixo, o disjuntor com valor que mais se aproxima da corrente nominal para este chuveiro é o de 25A.

Nesse caso, também seria possível escolher o disjuntor de 32A!

Tabela das correntes do disjuntor.

Corrente nominal para disjuntores.

Depois de escolher o disjuntor para chuveiro, devemos definir qual a secção transversal do fio será compatível! É muito comum encontrar na embalagem do chuveiro a informação de qual fio utilizar, mas também é possível verificar qual é a seção mínima do cabo para esta corrente encontrada em uma tabela, como pode ser visto na imagem abaixo.

Tabela NBR 5410 para seção transversal.

Seção transversal de condutores.

Depois de escolher o disjuntor e os fios, basta instalar o disjuntor. Aqui no Mundo da Elétrica já mostrarmos isso, vale a pena conferir! O disjuntor é muito importante para a proteção do circuito e o dimensionamento correto é essencial para o seu bom funcionamento!

Para aprender ainda sobre como escolher o disjuntor correto para chuveiro, assista o vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal para nos ajudar!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Nos siga nas nossas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdo da área da elétrica e eletrônica!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário