Disjuntor para chuveiro, qual escolher?

O chuveiro é um equipamento elétrico presente na maioria das residências, mas que, quando mal instalado, pode trazer nos problemas. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica, no artigo de hoje, vai te ensinar como escolher corretamente o disjuntor para o chuveiro. Então, vamos lá pessoal!

O chuveiro é um dispositivo elétrico que funciona transferindo o calor gerado por uma resistência elétrica para a água do encanamento.

Em geral, os chuveiros elétricos são equipamentos que possuem potência elétrica muito alta e, por isso, precisam de dispositivos de proteção que garantem a integridade e segurança tanto do circuito elétrico quanto das pessoas que utilizam.

Qual disjuntor para chuveiro escolher?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem como função principal proteger as instalações elétricas, e que é essencial em circuitos com chuveiro.

O bom dimensionamento do disjuntor é imprescindível para que a sua função de proteção funcione corretamente!

O seu funcionamento consiste no seccionamento do circuito sempre que um valor predeterminado de corrente for ultrapassado! Esse valor de corrente predefinido é conhecido como corrente nominal, e para saber qual disjuntor escolher é importante calculá-la.

Outro ponto importante é a tensão de alimentação do local de instalação, ou seja, se o circuito será ligado em 127V ou 220V, e através dessa informação que é definido qual chuveiro você deve escolher na hora da compra!

No Brasil, as redes elétricas têm algumas diferenças, em alguns locais a tensão de alimentação que chega à casa dos consumidores pode variar conforme descrito abaixo:

Para os usuários que possuem apenas tensão de entrada de 127V, a recomendação é usar o chuveiro com potência máxima de 5500W.

Caso você não saiba a tensão do local de instalação, aconselha-se usar um multímetro para descobrir, porém, se você não se sentir confortável para trabalhar com eletricidade, adquirir um profissional qualificado!

Para encontrar o valor da corrente nominal do chuveiro, basta dividir a potência máxima do chuveiro pela tensão de alimentação do circuito. Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da corrente nominal.

Como calcular a corrente do chuveiro.

Corrente nominal do chuveiro.

Os disjuntores possuem valores comerciais já definidos, e sempre deve ser escolhido aquele que possui o valor acima mais próximo da corrente nominal do chuveiro.

Além disso, o correto dimensionamento de cabos é outro fator indispensável para que não ocorra nenhum acidente ou risco que coloque vidas em risco.

Exemplo de dimensionamento do disjuntor e cabos

Para calcular a corrente nominal de um chuveiro com potência máxima de 7500W e que é alimentado com uma tensão de 220V, basta dividir a potência pela tensão, conforme mostra a imagem abaixo.

Como calcular a corrente do chuveiro.

Cálculo da corrente nominal do chuveiro.

O valor de seleção para o disjuntor não pode ser menor que a corrente que passará por ele e deve ser o mais próximo possível! Como pode ser visto na tabela da imagem abaixo, o disjuntor com valor que mais se aproxima da corrente nominal para este chuveiro é o de 40A.

Tabela das correntes do disjuntor.

Corrente nominal dos disjuntores.

Como pode ser visto na imagem abaixo, devido ao valor da corrente nominal ser 34,1A, os cabos condutores devem ser de 6mm².

Tabela NBR 5410 para seção transversal.

Seção transversal de condutores.

O bom dimensionamento do disjuntor e dos cabos pode salvar vidas, bem como evitar muitos prejuízos nas instalações elétricas, além disso, o mal dimensionamento é um dos motivos para os disjuntores desarmarem!

Para aprender ainda mais e não ficar nenhuma dúvida na hora de escolher o disjuntor correto para chuveiro, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Não se esqueça de se inscrever e deixar um gostei para nos ajudar!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Nos siga nas nossas redes sociais pois estamos sempre postando conteúdo da área da elétrica e eletrônica!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário