O multímetro é um instrumento de medição importantíssimo para um bom eletricista, é usado para medição das principais grandezas elétricas e de outras grandezas também. Mas como escolher o melhor multímetro para comprar? Neste artigo o Mundo da Elétrica irá fazer um TOP 5 com dicas de detalhes para se observar na hora de escolher um multímetro para comprar.

Luz de Fundo

Uma função que é muito útil em um multímetro e alguns eletricistas fazem questão de ter é a luz de fundo. Essa é a primeira dica para quando for escolher um multímetro.

Imagine que você esteja fazendo alguma medição em uma instalação elétrica e de repente um disjuntor desarma e tudo fica escuro. Nessa hora a luz de fundo do multímetro vai ser super importante para que você continue seu trabalho.

Luz de fundo para multímetro.

Luz de fundo para multímetro e sua utilização!

E olhe que esta é apenas uma das situações. Um outro exemplo de uso da luz de fundo é em locais com muita claridade, a luz do display ajuda bastante na visualização da medição.

Suporte

Suporte para multímetro no chão e em maçaneta.

Suporte para multímetro e suas utilizações!

Um suporte é outra função de grande utilidade do multímetro, o suporte fica na parte de trás do multímetro e pode ser usado principalmente de duas maneiras.

A primeira maneira é para deixar o multímetro em pé, porque tem alguns momentos que a posição de trabalho dificulta muito a visualização da medição no aparelho.

Nestes casos em que o multímetro deitado atrapalha a visualização, esse suporte vai ser um ótimo aliado.

A outra maneira é encaixar ele em algum lugar que irá mantê-lo parado para que você fique com as mãos livres para realizar a medição.

Alça de transporte

Alça para transportar multímetro.

Alça de transporte para multímetro e a sua utilização!

A alça de transporte é algo simples mas que pode ajudar bastante.

Nem todo multímetro tem essa parte e alguns eletricistas tem preferência por comprar um multímetro em que seja possível colocar uma alça de transporte.

Na imagem acima percebe-se como é possível pendurar este multímetro pela alça de transporte.

Isso pode ser muito importante para a realização de trabalhos em altura. Neste tipo de atuação é indispensável deixar todos os itens bem presos ao corpo e o multímetro não é diferente.

Como a utilização da alça você tem mais praticidade no manuseio do equipamento e ainda previne quedas do multímetro que pode machucar alguém, além de danificar o equipamento.

Proteção Emborrachada

Proteção de borracha usada em multímetros.

Proteção emborrachada para multímetro e a sua utilização!

Continuando o assunto queda, a próxima dica tem ligação direta com isso! A proteção emborrachada para multímetro é um importante critério na hora de escolher.

Por mais que se tome cuidado e use a alça para transportar o multímetro, uma hora ou outra o equipamento pode acabar caindo. Portanto, ter uma proteção emborrachada reduz bastante a possibilidade do seu multímetro quebrar ou danificar. Algumas proteções emborrachadas podem ser retiradas do multímetro.

Categoria e Certificação do Aparelho

Categoria de utilização do multímetro.

Categoria do multímetro e a sua Certificação são importantes!

O multímetro deve ser seguro e para isso a categoria do mesmo e a sua certificação são fatores fundamentais para a segurança do usuário.

O que garante que um multímetro vai ser seguro é se você está usando ele na categoria certa. Para isso você precisa saber se ele foi testado e certificado.

Todo multímetro de qualidade vem marcado com a sua categoria de trabalho e quais as certificações que ele possui.

Sempre olhe no multímetro e no manual quais as certificações que o multímetro possui. Isso é muito importante porque a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Agora que você já sabe como escolher um bom multímetro, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que ensina como é feita a ligação dos cabos das pontas de provas no multímetro e aumente seu conhecimento sobre esse assunto!

Essas são as 5 principais dicas que alguns eletricistas usam para escolher um multímetro, mas e você? Qual a dica que você tem para escolher um multímetro? Deixe aqui nos comentários e vamos continuar essa troca de experiência!. Continue visitando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de mais dicas assim.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)