Dicas de como comprar um multímetro!

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

O multímetro é um instrumento de medição importantíssimo para um bom eletricista, é usado para medição das principais grandezas elétricas e de outras grandezas também. Mas como escolher o melhor multímetro para comprar? Neste artigo o Mundo da Elétrica irá fazer um TOP 5 com dicas de detalhes para se observar na hora de escolher um multímetro para comprar.

Luz de Fundo

Uma função que é muito útil em um multímetro e alguns eletricistas fazem questão de ter é a luz de fundo. Essa é a primeira dica para quando for escolher um multímetro.

Imagine que você esteja fazendo alguma medição em uma instalação elétrica e de repente um disjuntor desarma e tudo fica escuro. Nessa hora a luz de fundo do multímetro vai ser super importante para que você continue seu trabalho.

Luz de fundo para multímetro.

Luz de fundo para multímetro e sua utilização!

E olhe que esta é apenas uma das situações. Um outro exemplo de uso da luz de fundo é em locais com muita claridade, a luz do display ajuda bastante na visualização da medição.

Suporte

Suporte para multímetro no chão e em maçaneta.

Suporte para multímetro e suas utilizações!

Um suporte é outra função de grande utilidade do multímetro, o suporte fica na parte de trás do multímetro e pode ser usado principalmente de duas maneiras.

A primeira maneira é para deixar o multímetro em pé, porque tem alguns momentos que a posição de trabalho dificulta muito a visualização da medição no aparelho.

Nestes casos em que o multímetro deitado atrapalha a visualização, esse suporte vai ser um ótimo aliado.

A outra maneira é encaixar ele em algum lugar que irá mantê-lo parado para que você fique com as mãos livres para realizar a medição.

Alça de transporte

Alça para transportar multímetro.

Alça de transporte para multímetro e a sua utilização!

A alça de transporte é algo simples mas que pode ajudar bastante.

Nem todo multímetro tem essa parte e alguns eletricistas tem preferência por comprar um multímetro em que seja possível colocar uma alça de transporte.

Na imagem acima percebe-se como é possível pendurar este multímetro pela alça de transporte.

Isso pode ser muito importante para a realização de trabalhos em altura. Neste tipo de atuação é indispensável deixar todos os itens bem presos ao corpo e o multímetro não é diferente.

Como a utilização da alça você tem mais praticidade no manuseio do equipamento e ainda previne quedas do multímetro que pode machucar alguém, além de danificar o equipamento.

Proteção Emborrachada

Proteção de borracha usada em multímetros.

Proteção emborrachada para multímetro e a sua utilização!

Continuando o assunto queda, a próxima dica tem ligação direta com isso! A proteção emborrachada para multímetro é um importante critério na hora de escolher.

Por mais que se tome cuidado e use a alça para transportar o multímetro, uma hora ou outra o equipamento pode acabar caindo. Portanto, ter uma proteção emborrachada reduz bastante a possibilidade do seu multímetro quebrar ou danificar. Algumas proteções emborrachadas podem ser retiradas do multímetro.

Categoria e Certificação do Aparelho

Categoria de utilização do multímetro.

Categoria do multímetro e a sua Certificação são importantes!

O multímetro deve ser seguro e para isso a categoria do mesmo e a sua certificação são fatores fundamentais para a segurança do usuário.

O que garante que um multímetro vai ser seguro é se você está usando ele na categoria certa. Para isso você precisa saber se ele foi testado e certificado.

Todo multímetro de qualidade vem marcado com a sua categoria de trabalho e quais as certificações que ele possui.

Sempre olhe no multímetro e no manual quais as certificações que o multímetro possui. Isso é muito importante porque a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Agora que você já sabe como escolher um bom multímetro, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que ensina como é feita a ligação dos cabos das pontas de provas no multímetro e aumente seu conhecimento sobre esse assunto!

Essas são as 5 principais dicas que alguns eletricistas usam para escolher um multímetro, mas e você? Qual a dica que você tem para escolher um multímetro? Deixe aqui nos comentários e vamos continuar essa troca de experiência!. Continue visitando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de mais dicas assim.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário