Choque elétrico no carro, por que isso acontece?

Você já tomou um choque quando encostou na parte metálica de um carro? Sabe por que isso acontece? O Mundo da Elétrica vai falar disso no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

Muita gente já tomou choque ao encostar em um carro e ainda vai continuar tomando. Nós constantemente recebemos várias mensagens pedindo para explicar o porque disso acontecer e se é perigoso.

Algumas pessoas afirmam que este choque ao encostar no carro acontece por alguma falha elétrica no automóvel, mas essa colocação está errada! Este choque ocorre devido ao fenômeno natural da eletrização eletrostática.

Eletrização Eletrostática

Quando dois materiais distintos são atritados ou esfregados um com o outro, ocorre a separação das cargas elétricas. Um material tende a perder ou receber cargas de outro material, ficando positivamente carregado ou negativamente carregado.

Nesta condição os materiais naturalmente procuram se equilibrar, então quando um material que tem muitas cargas negativas se aproxima de um material que tem muitas cargas positivas, ele vai “sugar” as cargas positivas para tentar se equilibrar. É neste momento que ocorre uma descarga elétrica!

Por que tomamos choque quando encostamos no carro?

Veja como acontece esse Fenômeno Natural!

Portanto, o que acontece no carro que está dando choque é que ao dirigir, a roupa que o motorista está usando sofre atrito com o banco do carro, e isso provoca a separação das cargas elétricas que citamos. Este atrito também acontece entre o carro e o ar enquanto o carro se movimenta, provocando a separação das cargas. No momento em que o motorista encostar em uma parte metálica do carro, as cargas do seu corpo e do carro tendem a se equilibrar, e é aí que acontece a descarga eletrostática.

Descarga Eletrostática: Tensão

Uma coisa que você provavelmente não sabia, é que uma descarga eletrostática pode chegar facilmente à 3000V! Porém, ela não é prejudicial para o corpo, oferecendo apenas um leve incômodo e o susto, que pode ser muito grande.

Fatores que Potencializam a Descarga

Alguns fatores podem ajudar a potencializar este efeito. O primeiro deles é o tempo seco que facilita a separação das cargas, ou seja, um carro com ar condicionado ligado faz com que as descargas ocorram com maior frequência.

O tipo de material usado tanto na roupa quanto no banco do carro também pode influenciar. As roupas de material sintético e o uso de sapatos de borracha ajudam a captar e reter as cargas elétricas.

Nem sempre o choque vai acontecer quando encostar no carro, pois isso depende dos fatores que citamos. E além disso, os fatores biológicos fazem com que a separação das cargas em algumas pessoas demore muito mais do que em outras.

Eletricidade Estática é Prejudicial?

Talvez você esteja se perguntando: Como a eletricidade estática não é prejudicial ao organismo? Isso é explicado quando observamos as suas características.

A eletricidade estática conta com uma corrente baixa e apesar de ter uma alta tensão, ela não oferece um fluxo constante de elétrons.

Por outro lado, esse fluxo acontece com a eletricidade dinâmica, que resulta nos choques da rede elétrica da sua casa. A eletricidade estática, apenas dá um impulso de cargas trocadas entre os materiais.

Eletricidade Estática: Demonstração

Uma das formas de demonstrar o que ocorre no carro é usando um gerador de Van Der Graaff, que é um gerador capaz de separar cargas elétricas. Ele é composto de um motor que faz uma correia isolante se movimentar e de um sistema de escovas que fazem o atrito na correia.

Por que tomamos choque quando encostamos no carro?

Gerador de Van Der Graaff: Como é feito e como funciona?

A parte de cima do gerador é isolada da parte de baixo, com materiais isolantes como o acrílico por exemplo. A cúpula que é colocada na parte de cima é metálica e faz com que as cargas positivas se acumulem.

Quando aproximamos o corpo do gerador é possível sentir os pelos do corpo se arrepiando, e quando a distância fica muito próxima, ocorre o rompimento da isolação do ar e um arco elétrico é formado. Este experimento mostra exatamente o efeito que acontece quando você sente o choque no carro.

Por que tomamos choque quando encostamos no carro?

Demonstração do uso do Gerador de Van Der Graaff!

Continuando nesse assunto, você acha que água conduz eletricidade? Vamos te mostrar o teste e te surpreender com o resultado neste vídeo do Mundo da Elétrica! Venha conferir e deixar o like!

Ficou alguma dúvida? É só deixar aqui nos comentários e te responderemos. Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais, têm conteúdos exclusivos que você só vê lá! E se quiser continuar aprendendo sobre elétrica, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário