Capacitor de três fios – Para que serve e como funciona!

Você sabe o que é um capacitor? Conhece os tipos de capacitores? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre o capacitor de 3 fios ou, como ele é conhecido, capacitor de ventilador. Então, vamos lá pessoal!

Os capacitores são componentes eletrônicos reativos, que reagem à passagem da corrente elétrica através do acúmulo de cargas elétricas e armazenando energia elétrica.

Ao conectar um capacitor a uma fonte de energia, ele fica com a mesma tensão da fonte. Quando retiramos a fonte, o capacitor para de carregar e ao longo do tempo ele começa perder essa energia armazenada. A carga que foi armazenada pode ser utilizada, momentaneamente, para alimentar um circuito!

Esse processo é bastante parecido com o de uma bateria, a diferença é que o capacitor pode repetir esse ciclo várias vezes antes de estragar, porém, carregando e descarregando muito mais rápido que as baterias, bem como armazenando uma quantidade de energia menor.

A quantidade de carga que o capacitor consegue armazenar é chamada de capacitância, e é medida em Farad (F). Existem diversos tipos de capacitores, como eletrolítico, poliéster, cerâmico e tântalo! Na imagem abaixo, é possível ver alguns modelos.

Tipos de capacitores.

Imagem com exemplos de capacitores.

Como funciona um capacitor?

O capacitor possui dois terminais para a sua polarização!

Dentro do capacitor os terminais são conectados por duas placas metálicas, geralmente de alumínio, separados por um material dielétrico. O capacitor opera acumulando cargas elétricas nessas placas!

As placas ficam muito próximas umas das outras e por possuírem cargas opostas elas se atraem. Devido a essa atração, é criado um campo elétrico entre as placas através do material dielétrico do capacitor. A energia que o capacitor armazena tem origem de um campo elétrico criado entre as placas e é, portanto, uma energia de campo eletrostático.

Para o que serve um capacitor?

Em corrente contínua um capacitor atua como um armazenador de energia elétrica. Já em corrente alternada, contudo, o comportamento do capacitor é completamente diferente, devido à troca de polaridade da fonte.

Um capacitor despolarizado, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem dela, imposta por campo elétrico, denominada reatância capacitiva. Entretanto, os capacitores polarizados não podem ser conectados a CA porque a troca de polaridade provoca danos ao componente!

Por sua grande facilidade em armazenar cargas elétricas, os capacitores também podem ser utilizados para suprir a demanda de altas correntes elétricas requisitadas por algum circuito de alta potência, como os grandes aparelhos de som utilizados em shows.

O que é um capacitor de três fios?

Um capacitor de 3 fios nada mais é do que um capacitor que tem dentro dele dois capacitores com um fio em comum. Para entender melhor, observe o desenho da imagem abaixo.

O que é um capacitor de três fios?

Circuito interno de um capacitor de três fios.

É possível observar na imagem acima, que o capacitor de 3 fios é composto por dois cabos nas pontas e um no meio unindo os dois capacitores, isso possibilita ligar esses dois capacitores juntos ou separados.

O vermelho é o cabo central e comum aos dois capacitores, o preto e verde são os cabos das pontas.

O capacitor de três fios é muito usado no controle de velocidade do ventilador de teto e pode ser conhecido como capacitor de ventilador, uma vez que os seus 3 fios são soldados na chave seletora de velocidades.

Dentro do seu encapsulamento existem 2 capacitores e a chave seletora determina as 3 velocidades fixas da seguinte maneira:

Como ligar capacitor de 3 fios

Considerando um capacitor de 3 fios com dois capacitores de 2,5 e 6uF, a posição da chave seletora e as cores dos fios dos capacitores seriam:

Se você deseja ver na prática como instalar um ventilador de teto, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Além dos artigos, o Mundo da Elétrica possui várias redes sociais com conteúdos exclusivos, e basta nos seguir para ficar por dentro! Se ficou alguma dúvida ou caso você tenha alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário