Aprenda como instalar antena parabólica!

As antenas parabólicas durante um bom período foram muito presentes nas residências no Brasil, mas você sabe o que é parabólica? Sabe como instalar antena parabólica? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre as antenas parabólicas. Então, vamos lá pessoal!

Primeiramente, antes de aprender sobre as antenas parabólicas, é necessário entender o que são os sinais de satélite!

Os satélites artificiais são dispositivos construídos pelos seres humanos que, após serem lançados ao espaço, permanecem em órbita ao redor do planeta.

Eles se tornaram indispensáveis nos estudos sobre o planeta Terra, bem como na utilização de tecnologias e para a comunicação.

Os sinais emitidos por esses satélites possuem larguras de faixa, conhecidas como bandas de transmissão. Uma banda de transmissão equivale à medida da velocidade do sinal e quanto maior for a quantidade de informações transmitidas em um intervalo de tempo, maior será a banda!

Os sinais via satélite são captados e emitidos através de antenas, possibilitando o alcance para milhares de pessoas ao redor do planeta.

O que são as antenas parabólicas?

As antenas parabólicas são aquelas responsáveis pela captação de sinais de satélite na Banda C, que possui um espectro de frequência de 3,7 a 6,425GHz para a transmissão de dados analógicos e digitais.

As antenas que conhecemos como parabólicas possuem esse nome graças à sua geometria, que assume a forma de uma parábola.

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de uma antena parabólica digital.

Como instalar antenas parabólicas.

Modelo de antena parabólica.

A captação do sinal acontece devido à propriedade da parábola de refletir o conjunto de raios recebidos para um único ponto central. E, por isso, nesse ponto, é posicionado um receptor de ondas que tem como função enviar os sinais recebidos para um conversor.

Os receptores podem ser LNBs ou LNBFs. O LNB (Low Noise Block Converter) necessita ser utilizado juntamente com um alimentador e é polarizado em apenas uma posição.

Já o LNBF (Low Noise Block Converter Feed Horn) possui um alimentador embutido e recebe sinais em duas polarizações.

Em geral, os LNBs são mais utilizados em recepções profissionais, por possuírem maior estabilidade e menor ruído, e os LNBFs são mais usados em recepções caseiras, por possuírem um menor custo de aquisição.

O LNBF pode ser utilizado para uma única televisão, conhecido como monoponto, ou para mais de uma televisão, conhecido como multiponto.

É utilizado um cabo coaxial para conectar a antena ao receptor e transmitir as informações para a televisão.

Existem tanto conversores digitais quanto analógicos e ambos possuem a função de decodificar, bem como enviar as informações para o receptor de televisão.

Tipos de antenas parabólicas

Existem diversos modelos de antenas parabólicas, os mais comuns são:

Cada tipo de antena parabólica possui características específicas, mas em geral todas elas têm vantagens, como:

Como instalar uma antena parabólica

Para instalar corretamente a antena parabólica, é necessário saber qual o azimute e a elevação correta de acordo com o satélite desejado.

O azimute é a abertura em graus de um sistema de coordenadas no plano horizontal em relação a um satélite, ele pode possuir inclinação tanto para a direita quanto para a esquerda.

Existem diversos sites na internet, nos quais é possível colocar um endereço e descobrir qual o satélite mais correto para mirar, bem como o azimute e o grau de inclinação da antena.

É possível fixar uma antena em diversos locais, como:

Para fixar e instalar da melhor forma, o ideal é consultar o manual de instruções da antena, dessa maneira você encontrará orientações direcionadas para cada modelo específico.

Após isso, você precisará direcionar a antena! Alguns modelos possuem marcações em graus que facilitam o posicionamento, mas, caso não haja, você pode usar um transferidor ou outro instrumento de medida para inclinação em graus.

No manual de instruções, você encontrará diagramas que auxiliam na hora de conectar os cabos!

Outro ponto importante é estar atento ao fato de as antenas parabólicas atraírem raios e, portanto, obter um bom sistema de aterramento é essencial!

Caso você tenha gostado desse conteúdo e deseje descobrir quais objetos atraem raios, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais. Ficou alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário